Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

VUCA elevado a 5G

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
21 de setembro de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

O conceito do mundo VUCA, traduzido do inglês como Volátil, Ambíguo, Incerto e Complexo foi incorporado ao mundo corporativo só mais recentemente, mas foi lançado na década de 90. O quadro atual, precipitado e acelerado pela pandemia a partir da Covid-19, talvez justificasse elevar a percepção da realidade VUCA à potência 5G.

Foi essa uma das perspectivas discutida durante o Global Retail Show 2020 realizado na última semana.

O evento mostrou em 173 horas de conteúdo e com o apoio decisivo de 326 palestrantes e debatedores de 15 países e mais duas pesquisas exclusivas, uma realizada em 17 países com 5.023 participantes e outra com líderes do negócio de varejo e consumo no Brasil, o cenário em transformação e, muito mais importante, caminhos para empresas e negócios se reposicionarem em relação à nova realidade.

No exterior e no Brasil dirigentes, executivos, profissionais, professores e consultores que atuam em todo o ecossistema que envolve o consumo e o varejo e que inclui diferentes categorias, formatos, canais, negócios, marcas e serviços, envolvendo lojas, e-commerce, venda direta, centros comercias planejados ou naturais, foodservice, serviços financeiros, meios de pagamentos reunidos em 19 trilhas de conhecimento debateram a realidade e as alternativas para a empresas, as marcas, os negócios e também sobre sua própria atuação como líderes num cenário nessa transformação exponenciada 5G.

Vimos as mudanças que estavam em curso na geopolítica global e que foram potencializadas pela pandemia, as tendências que foram aceleradas no período, as transformações digitais e seus impactos na economia, no

mercado, nas empresas e, principalmente com os omniconsumidores-cidadãos do mundo todo.

Tudo isso numa semana e no tempo equivalente ao programa de um curso pós-graduação Latu Sensu.

Nesta semana muito conteúdo foi trazido para repensar negócios, atividades, vocações, opções e, de forma paralela, sobre nossa própria vida, atitudes e comportamentos.

Ao final teríamos muito a comemorar pela contribuição gerada, não fosse a realidade de perto de 136 mil mortes no Brasil e 13.700 desempregados, 14,3% população do país.

Mas o evento trouxe algumas mensagens sutis, porém muito importantes, que merecem ser destacadas.

Houve um mínimo de governos, por aqui com exceção do Banco Central no seu papel regulador ante a grande transformação em curso envolvendo meios de pagamentos.

Outro destaque importante foi a união de lideranças, concorrentes, entidades, associações, universidades, empresas, negócios, ONGs e muito mais, buscando diversidade, pluralidade, visão ampla sem restrições juntos discutindo e aprendendo sobre o que pode ser melhor para todos.

Se é verdade que o Brasil sai mais dividido, endividado, criticado, desigual e vulnerável, apesar de ser a potência que todos sabemos ser, ficou claro que cidadãos e líderes, saem mais conscientes, informados, sensibilizados e solidários de todo esse processo.

Não faz sentido que líderes, o setor privado e a sociedade saiam engrandecidos desse processo e o país saia menor. E isso só ocorre porque o país, ao invés de se unir, se desuniu nesse episódio.

E acreditamos que, discutido tudo que foi discutido e aprendido nesse processo é preciso repensar caminhos para não continuarmos a fazer a mesma coisa esperando resultados diferentes.

Talvez seja preciso repensar a representação dos setores privados, assumindo novas responsabilidades para além dos três poderes institucionais e do 4º poder da imprensa, é importante organizar e estruturar o setor privado para atuar como poder moderador nos grandes temas estratégicos.

Neste cenário VUCA exponenciado pelo 5G, ao final do Global Retail Show 2020, saímos com o sentimento de que demos um passo importante graças à generosidade, amizade, sensibilidade e solidariedade – palavras que adquiriram outra dimensão  nesta pandemia – de amigos, parceiros, patrocinadores, nosso time, e dos líderes que inspiram líderes que deram uma amostra eloquente de como devemos nos unir, e não dividir, para enfrentar os desafios.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Desemprego na pandemia atinge maior patamar da série na 4ª semana de agosto

Próxima Postagem

Rent the Runway reformula plano de assinatura durante a pandemia

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Dia dos Namorados
Varejo

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi
Economia

Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi

5 de junho de 2025
Franqueadora portuguesa vira porta de entrada para brasileiros que desejam empreender no país
Franquias

Franqueadora de Portugal vira porta de entrada para brasileiros que querem empreender no país

5 de junho de 2025
Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca
Artigos

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025
NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy
Varejo

NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy

5 de junho de 2025
Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop
Varejo

Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop

5 de junho de 2025
Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados
Supermercados

Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados

4 de junho de 2025
João Adibe: "Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional"
Varejo

João Adibe: “Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional”

4 de junho de 2025
Próxima Postagem
Rent the Runway reformula plano de assinatura durante a pandemia

Rent the Runway reformula plano de assinatura durante a pandemia

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump

5 de junho de 2025
Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

5 de junho de 2025
Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

5 de junho de 2025
Dia dos Namorados

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

5 de junho de 2025
Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

5 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.