Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Vendas do varejo devem registrar aumento nominal nos próximos meses

Previsões do IDV são de alta de 6,7% em setembro, 6,2% em outubro e 6,9% em novembro

Redação de Redação
21 de setembro de 2022
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Vendas do varejo devem registrar aumento nominal nos próximos meses

As vendas do varejo devem registrar aumento nominal nos próximos três meses. Os mais recentes dados do IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo), elaborado com base nas projeções feitas pelas empresas associadas do instituto e apurado pela EY, projetam aumento de 6,7% em setembro, 6,2% em outubro e 6,9% em novembro, sem descontar a inflação, na comparação com os mesmos meses do ano anterior.

Em agosto, a variação nominal registrada no varejo foi de 5,5% em relação ao mesmo mês de 2021. O índice, no entanto, está em declínio desde abril.

Para o futuro, alguns fatores que podem influenciar o varejo são a instabilidade política devido às eleições e a redução de impostos em diversas categorias de produtos. “O IAV tem antecipado com certa precisão o que é efetivamente realizado pelo varejo com três meses de antecedência”, afirma Jorge Gonçalves Filho, presidente do IDV.

Vendas do varejo devem registrar aumento nominal nos próximos meses

Projeção real

Quando descontado o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo), a projeção real para o varejo é de queda de 1% em setembro de 2022 e 0,7% em outubro e uma leve alta de 0,5% em novembro, sempre em relação aos mesmos meses do ano anterior. Em agosto, também em termos reais, houve queda de 3,2% em relação ao mesmo mês de 2021.

No IAV setorial, quatro dos seis segmentos do varejo apresentaram variação positiva: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (22,2%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (20,6%), tecidos, vestuário e calçados (14,0%) e hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (5,7%). Os setores de material de construção e de móveis e eletrodomésticos apresentaram variação negativa de 1,4% e 3,0%, respectivamente.

Para os próximos três meses, todos os setores do varejo apresentam perspectivas de aceleração do crescimento, sendo este crescimento decrescente para os setores de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria e de material de construção.

Mês da Black Friday

Em relação às projeções por setor, nos dados divulgados para agosto, foram apresentados os resultados das primeiras projeções para novembro, justamente o mês da Black Friday, que tem grande importância para o varejo, com destaque especial para o setor de móveis e eletrodomésticos, que projeta crescimento nominal de 7,5% em novembro.

Esse setor sinaliza uma retomada do fôlego no início do quatro trimestre de 2022, com projeção também positiva para outubro em 13,1%, após forte período de retração ao longo do ano.

“O cenário macroeconômico complexo vem melhorando nos últimos meses, porém alguns desafios têm se mantido. As previsões do PIB vem frequentemente sendo revisadas para cima, enquanto a inflação recua. Com a massa salarial se expandindo, a confiança do consumidor aumentando e o desemprego caindo, o cenário para o final do ano se mostra um pouco mais favorável. Porém, como fatores negativos ainda temos o cenário de inadimplência e o alto custo do crédito às famílias”, explica o presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

JBS anuncia Jason Weller como diretor Global de Sustentabilidade

Próxima Postagem

Cade multa controladora do Ifood, em R$ 718 mil, por compra da Delivery Hero

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Atacadão app
Varejo

Atacadão alcança 5 mi no app e 2 mi no WhatsApp com foco em ofertas personalizadas

23 de maio de 2025
Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice
Foodservice

Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice

23 de maio de 2025
OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA
Tecnologia

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

22 de maio de 2025
“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita
Varejo

“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Cade multa controladora do Ifood, em R$ 718 mil, por compra da Delivery Hero

Cade multa controladora do Ifood, em R$ 718 mil, por compra da Delivery Hero

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Atacadão app

Atacadão alcança 5 mi no app e 2 mi no WhatsApp com foco em ofertas personalizadas

23 de maio de 2025
Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice

Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.