A Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas relacionadas ao varejo e ao consumo no Brasil. Nesta semana, a Heineken anunciou nova diretora para cervejaria de Igarassu; a Scanntech confirmou novo vice-presidente para o Varejo Latam; e a Topaz apresentou nova CFO.
Confira, a seguir, as principais mudanças anunciadas por grandes empresas nesta semana:
Grupo Heineken
O Grupo Heineken confirmou a chegada de Fernanda Rocha como nova diretora da Cervejaria de Igarassu, em Pernambuco. A executiva agora faz parte do grupo de mulheres que ocupam cargos de liderança na empresa no Brasil.
Fernanda é formada em engenharia química pela Universidade Federal de Minas Gerais e possui uma carreira sólida na indústria e no varejo, com experiência em empresas dos setores químico, alimentício e de nutrição animal.
Antes de ingressar no Grupo Heineken, ela gerenciou a planta da Mars e a fábrica da Unilever, ambas em Pernambuco. Durante mais de uma década, atuou na Nestlé, onde liderou a produção do Nescafé Dolce Gusto, e foi gerente de produção da Solvay por oito anos.
Scanntech
A Scanntech anunciou Roberto Butragueño, executivo com mais de 20 anos de experiência em inteligência de mercado para bens de consumo rápido, como vice-presidente de Varejo para a América Latina.
Butragueño tem vasta experiência global no setor, com uma carreira focada na geração de valor, eficiência em vendas e engajamento de executivos do nível C, contribuindo para a melhoria dos negócios de varejistas na Europa, Ásia e América Latina.
Formado em administração de empresas e ciências econômicas pela Universidad Carlos III de Madrid, o executivo também possui um mestrado pela Esic Business & Marketing School.
Topaz
Roberta Rosenburg é a nova CFO da Topaz. A executiva será responsável por reestruturar a área de finanças da companhia, automatizar processos, desenvolver a capacidade analítica das equipes, além de liderar times e melhorar a comunicação e o relacionamento no ambiente de trabalho.
Roberta possui uma sólida carreira nas áreas de controladoria, finanças e administração, com 25 anos de experiência em contabilidade.
Durante sua carreira, Roberta trabalhou por 13 anos na Siemens. Posteriormente, atuou por três anos na empresa alemã Lewa. Também foi CFO da operação brasileira da Swissport, CFO da Latam por três anos no grupo sueco Husqvarna, e atuou no SKF Group por um ano e meio.
Formada em Administração de Empresas pela Universidade Fumec, ela também possui especialização em Comércio Exterior pela UNA, Finanças Corporativas pelo IBMEC, além de curso de formação de conselheiros pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
Motim
A Motim, aceleradora de reputação e gestora de posicionamento, apresentou Ana Laura Motta como a nova diretora de Estratégia de Marca. A executiva será responsável por liderar a área de marca e iniciativas da aceleradora, além de supervisionar as estratégias de comunicação integradas e as narrativas desenvolvidas para os clientes.
Formada em relações públicas pela Unesp de Bauru, com um master em marketing digital pela ESPM e certificação em comportamento digital pela São Paulo Digital School, entre outras formações.
“Essa é uma posição de extrema importância para o objetivo de criar uma nova categoria de disrupção das estratégias integradas de relações públicas que a Motim propõe ao mercado a partir de 2025. E, para isso, era necessário que o cargo fosse ocupado por alguém que tivesse fluência na metodologia da aceleradora”, afirma a profissional.
Ana Laura já desenvolveu estratégias de comunicação e conteúdo para mais de 180 empresas e executivos, com foco em startups e scale-ups. Ela começou na Motim em 2020, junto com a criação da área de conteúdo, passando pela coordenação e assumindo como Head de Conteúdo em 2021.
Rocket Lab
A Rocket Lab confirmou a chegada de Lucas Santos como o novo gerente de Parcerias com Agências para a América Latina.
Com mais de 16 anos de experiência no mercado de mídia, o executivo traz uma vasta bagagem adquirida em empresas como ESPN, Editora Abril, TripAdvisor, Vivo, Outbrain e RTB House, onde desempenhou papéis estratégicos fundamentais.
“O mercado brasileiro está em um momento crucial, no qual as agências estão cada vez mais desafiadas a entregar resultados sofisticados. E as aplicações mobile precisam ser vistas como parte de uma abordagem estratégica ampla e complementar. Neste sentido, a Rocket Lab está posicionada para ser a parceira ideal, oferecendo às agências e às marcas a oportunidade de desenvolver essas estratégias de forma criativa e eficiente”, declara o gerente.
LWSA
A LWSA, ecossistema de soluções digitais para empresas, nomeou Cristiane Marrey Moncau como a nova diretora Jurídica e de Compliance.
A nova diretora será responsável pelas estratégias e pela coordenação das ações jurídicas e de governança da companhia.
‘Nosso maior desafio será fomentar um pensamento disruptivo dentro do jurídico para chegarmos a soluções simples e eficientes para as operações das inúmeras unidades da companhia, cada qual com suas peculiaridades’, destaca Cristiane.
Mestre em direito pela PUC/SP e com um Master of Laws pela Universidade de Londres, Cristiane atua no setor de tecnologia há mais de 20 anos, com passagens por empresas como Accenture, Amazon, Microsoft e NCR.
Imagens: Divulgação