A importância da resiliência no varejo

Varejistas que apostam em comércio unificado veem receita crescer seis vezes mais

Quando eu iniciei minha carreira, ainda no século passado, um dos mais importantes aprendizados era a importância da expertise do varejista em seu negócio. As grandes empresas eram ancoradas, em sua maioria, por membros da família, patriarcas ou matriarcas, com sucesso criado através do jeito único desses empreendedores em desenvolver produtos ou prestar serviços aos seus consumidores. Suas ideias passavam pelas gerações, que continuavam tocando as empresas neste mesmo formato.

De fato, a expertise do varejista era mais do que uma base. Era a pedra fundamental da maioria das empresas de sucesso. Porém, se durante muito tempo a expertise sólida como uma rocha ajudou essas empresas a se erguerem, ao mesmo tempo, a tornou reféns de seu próprio método, de seu próprio sucesso.

Durante anos, sempre foi discutida a necessidade de mudar e buscar fazer diferente. E aqueles que insistiam nos velhos caminhos ou na velha maneira de conduzir os negócios iriam ver seus resultados serem cada vez menores e seu público migrar para outros negócios. Sim, é preciso mudar, porém, também é preciso ter resiliência nos negócios.

A resiliência é aquela capacidade de um indivíduo lidar com problemas, se adaptar às mudanças que surgem no caminho e superar os obstáculos. Algo muito comum no mundo dos negócios. Quando falamos em mudanças, em “fazer diferente”, é preciso entender, de fato, quais serão os movimentos.

Vamos voltar um pouco no tempo. Na ascensão inicial do e-commerce, no início dos anos 2000, muita gente falou que as lojas de rua iriam morrer. Mas elas continuam firmes e fortes até hoje. Na era inicial das redes sociais, considerando principalmente a explosão do Facebook, o digital se tornou “mandatório”, essencial para os negócios, mas não é o único caminho possível.

Com a chegada da pandemia da covid-19, realmente tivemos uma aceleração digital. Muitos que não apostavam nesse modelo de negócios antes, tiveram dificuldades para entrar e criar resultado em meio à um cenário emergencial. Em sua maioria encontraram caminhos, saídas para entrar nessa nova era e ampliar seus negócios.

O importante é sempre entender, de forma resiliente e dentro da sua própria realidade, quais são os melhores caminhos a serem tomados. E assim seguir evoluindo em seu negócio.

Caio Camargo é diretor comercial da Linx.
Imagem: Shutterstock

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