Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Como tornar a incerteza uma estratégia para o seu negócio

Lyana Bittencourt de Lyana Bittencourt
21 de outubro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Como tornar a incerteza uma estratégia para o seu negócio

A incerteza sempre foi parte de um negócio. É impossível prever o amanhã ou traçar uma estimativa perfeita de como serão os próximos meses ou anos. Agora, no mundo atual, com inúmeras mudanças, inovações e aprendizados constantes, podemos dizer que, mais do que nunca, é essencial saber lidar – e extrair o máximo – da ausência de certeza sobre diversos aspectos dentro de uma operação, seja ela pequena ou grande.

Se pararmos para considerar a evolução do mundo dos negócios, no início do século XIX, os mercados eram ilimitados, havia foco nos processos, orientação interna e buscava-se a eficiência operacional.

Com o tempo, esse perfil foi mudando. Passamos a entender que era necessária uma visão mais estratégica, voltada à globalização, a busca pela diferenciação perante a concorrência e a orientação interna e externa.

Diante de tantas mudanças, especialmente com a chegada do mundo Vuca (tradução livre para volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade), a partir dos anos 2000, e da 4ª Revolução Industrial, surgiu uma vantagem competitiva transitória nas empresas, que precisavam se esforçar para se manterem no topo.

Para garantirmos que a incerteza seja usada de maneira benéfica dentro do negócio, é preciso considerar a evolução dos clientes, entendendo sua jornada e aproveitando todas as oportunidades que isso gera. Uma das possibilidades de lidar com esse aspecto dos dias atuais e se diferenciar no mercado é o Moonshot Thinking.

O que é Moonshot Thinking e como ele ajuda os negócios

Ao longo da história da humanidade, fomos capazes de realizar ações incríveis, como a construção de monumentos, a invenção e popularização da internet ou a ida ao espaço.

Tudo isso foi conseguido a partir do desejo de se desenvolver algo novo e diferente – em inglês, a expressão utilizada para descrever esse movimento é Moonshot. Ela está relacionada a pensar grande, ousar, inovar, “mirar na Lua” ou o famoso “pensar fora da caixa”.

De forma resumida, Moonshot Thinking é um conceito que diz respeito a um pensamento voltado à inovação, sempre buscando soluções disruptivas dentro de uma realidade.

Com essa abordagem, primeiro definimos o resultado que queremos alcançar, para depois planejarmos como chegar lá. Ela ajuda a quebrar barreiras e imaginar respostas inovadoras para resolver os problemas.

Algumas características deste pensamento incluem:

  • Propor ações de grande impacto, não só para a empresa, mas para a sociedade em geral;
  • Buscar resultados dez vezes melhores do que os considerados no projeto original.

Você acha absurdo? Há 20 anos, ninguém imaginaria que existiria Netflix ou aluguel de carro e bicicletas por aplicativo, por exemplo. Isso aconteceu porque, lá atrás, alguém quebrou os paradigmas, certo?

Grandes nomes da tecnologia adotam o Moonshot Thinking, tais como Google, SpaceX e Amazon. O primeiro passo é investir em uma mudança de cultura organizacional, fortalecendo a ideia de inovação na identidade da empresa. Também é importante que a organização esteja disposta a reinventar seus processos, estando aberta às mudanças internas.

A gestão de pessoas é fundamental no processo de Moonshot Thinking. Isso porque os funcionários usarão suas ideias, competências e anseios para definir os problemas e as soluções inovadoras.

Os profissionais devem ter competências técnicas e sociais para serem capazes de trabalhar por resultados espetaculares. A melhor forma de se conseguir isso é investindo em treinamentos corporativos, que ajudarão na formação, motivação e comportamento dos funcionários.

Alguns insights que ajudam a chegar a melhores resultados dentro das empresas são:

  • Análise de material interno do consumidor;
  • Benchmarking com consumidores;
  • Benchmarking de competidores;
  • Análise de tendências;
  • Consolidação dos aprendizados;
  • Mapa de oportunidades;
  • Análise de potencial;
  • Análise em conjunto com clientes;
  • Tomada de decisão.

Como conduzir a mudança nas organizações

De forma geral, há duas formas de conduzir a mudança nas organizações, seguindo o conceito Moonshot. A primeira delas é a seguinte:

  • Foco nos produtos e serviços principais;
  • Refino e incremento das competências atuais;
  • Melhoria contínua e gestão de riscos cuidadosa.

A segunda abordagem diz respeito à abertura de novas fronteiras e competências do futuro, reflexão sobre novas necessidades do consumidor e novas oportunidades de negócio, além de experimentação, agilidade e criatividade.

Essas ações são indispensáveis para que uma organização aproveite todos os momentos de incerteza e saia mais forte de momentos difíceis. A escolha da melhor abordagem pode ser feita em conjunto com uma consultoria especializada nesse tipo de negócio para que os resultados sejam os melhores possíveis.

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

A importância da resiliência no varejo

Próxima Postagem

Fator de diferenciação nas lojas de conveniência, participação de foodservice cresce nas lojas da BR Mania

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt e cofundadora da StreamShop, plataforma de vídeos interativos.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Fator de diferenciação nas lojas de conveniência, participação de foodservice cresce nas lojas da BR Mania

Fator de diferenciação nas lojas de conveniência, participação de foodservice cresce nas lojas da BR Mania

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.