Empréstimo consignado, antecipação do FGTS e crédito pessoal lideram busca de brasileiros por produtos financeiros

Mesmo com um cenário econômico adverso, as instituições financeiras registraram um crescimento de 10,4% impulsionado pelo aumento da demanda por crédito

Em um cenário macroeconômico desafiador os brasileiros estão buscando cada vez mais alternativas para atender às suas necessidades financeiras. De acordo com uma pesquisa realizada pela PwC Brasil, o empréstimo consignado e a antecipação do FGTS são os produtos financeiros mais procurados pelos brasileiros. O estudo também revela que houve uma mudança no perfil de quem busca por crédito.

Após a pandemia, houve um aumento na busca de linhas de crédito para diversos perfis de cliente, incluindo pessoas de baixa renda e desempregadas. Além do empréstimo consignado e da antecipação do FGTS, os brasileiros também estão buscando outros produtos e serviços financeiros, como financiamentos, créditos pessoais e seguros.

“A disponibilidade de novas opções, como a antecipação do saque aniversário do FGTS e o empréstimo consignado para beneficiários do LOAS/BPC, ampliou o leque de beneficiários, expandindo assim o acesso da população às soluções de crédito”, conta André Oliveira, CEO da CredFácil, rede de franquias de soluções financeiras.

Produtos e serviços financeiros mais procurados

– Empréstimo Consignado: com taxas de juros favoráveis, o empréstimo consignado é uma escolha popular para muitos brasileiros em busca de crédito.

– Antecipação do Saldo do FGTS: a possibilidade de antecipar o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) tem sido uma opção atrativa para trabalhadores que precisam de recursos financeiros extras.

– Financiamentos: financiamentos em geral continuam sendo procurados, seja para a compra de veículos, imóveis ou outros bens.

– Créditos Pessoais: diversos tipos de créditos pessoais são solicitados, atendendo a diferentes necessidades financeiras.

Desempenho do setor financeiro

Apesar das dificuldades econômicas, o setor financeiro brasileiro apresentou um desempenho positivo no primeiro semestre de 2023. As instituições financeiras registraram um crescimento impressionante de 10,4% no lucro líquido, impulsionado pelo aumento da demanda por crédito, que cresceu 12,8% no período.

Esse crescimento não é surpreendente ao considerar o tamanho do setor financeiro brasileiro, um dos maiores da América Latina, com ativos totais que ultrapassam a marca de R$10 trilhões. O setor é composto por uma variedade de instituições, incluindo bancos tradicionais, seguradoras, corretoras e fintechs inovadoras que oferecem serviços financeiros digitalmente.

“Esses números indicam que, mesmo em um ambiente econômico adverso, os brasileiros continuam recorrendo ao setor financeiro para atender às suas necessidades”, comenta o CEO. “Para os próximos anos, as expectativas para o mercado de crédito são positivas. Com o aumento do acesso à tecnologia, os consumidores terão mais opções de crédito à sua disposição”, finaliza André Oliveira.

Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist