O cenário econômico complexo gera desafios para o crescimento do varejo

A recente divulgação do IPCA de outubro de 2014 pelo IBGE apontou que a inflação acumulada dos últimos 12 meses ficou em 6,59%.

Essa forte pressão inflacionária continua sendo um grande desafio para que os varejistas consigam obter ganhos reais de venda e de margem, esse crescimento acima da inflação é fundamental para cobrir os aumentos nos custos fixos e variáveis.

VISÃO DO CONSUMIDOR

Sob a ótica dos consumidores, os principais fatores que direcionam o consumo mantiveram suas tendências no último mês:

VISÃO DO VAREJO

Dado esse cenário econômico, os segmentos mais dependentes de crédito e confiança do consumidor, que são os bens semiduráveis (vestuário, calçados, livros, artigos esportivos, etc.) e principalmente os bens duráveis (eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis, material de construção, etc.) estão apresentando maior dificuldade para sustentar o seu crescimento.

Vale a pena lembrar que nos próximos dias teremos a Black Friday, que deve apresentar forte crescimento em relação ao ano passado, por outro lado, essa nova data sazonal deve antecipar e diluir parte das vendas do período de Natal, assim como deve acontecer também uma postergação de compras devido ao período de promoções Pós Natal.

Esses eventos tem se tornado cada vez mais relevantes e estão mudando o comportamento de compras no Natal Brasileiro, além disso, a Black Friday será também um importante termômetro para as vendas do Natal desse ano.

Eduardo Yamashita (eduardo.yamashita@gsmd.com.br), diretor do Núcleo de Estudos e Projeções Econômicas da GS&MD – Gouvêa de Souza.

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