Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O estopim da retomada do consumo

Eduardo Yamashita de Eduardo Yamashita
21 de dezembro de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Projeções econômicas
Tempo de leitura: 3 minutos

A confiança do consumidor atingiu o seu maior índice desde 2014 e voltou ao seu patamar pré-crise, podendo esse ser o marco da retomada do crescimento do consumo no Brasil.

Dentre os indicadores macroeconômicos que direcionam o consumo – emprego, renda, crédito e confiança do consumidor – o último é o indicador que responde mais rápido positiva ou negativamente e que possui a maior correlação com o desempenho do setor, afinal, ele é o indicador que mede o animus do consumidor e sua predisposição para comprar.

Não é possível afirmar quantitativamente o que determina o aumento ou queda da confiança, mas sabemos que ela é fortemente influenciada pelo noticiário, pelo cenário econômico, pela geração de empregos, pela melhoria na qualidade do emprego, pelo aumento da renda, controle da inflação, entre outros fatores.

Impacto da crise na confiança dos consumidores

O gráfico abaixo conta uma história interessante, depois de atingir o seu maior patamar em meados de 2012, a confiança dos consumidores apresentava tendência de queda com o desaquecimento da economia brasileira, principalmente durante todo o ano de 2014. Porém, notem que há uma queda abrupta da confiança do consumidor à partir de 2 de janeiro de 2015, marcando assim o início do pior ciclo negativo no consumo que já tivemos em nossa história.

O fator que precipitou essa queda repentina na confiança foi a liberação dos preços que estavam sendo controlados artificialmente pelo governo – energia, transporte, combustíveis – devido à campanha eleitoral de 2014, evento esse batizado na época de tarifaço. Com a perda do poder de consumo e em meio uma crise político-econômica, o consumidor deixou de ir às compras, aprofundando ainda mais o ciclo negativo que já estava iniciado.

Cenário atual

Após atingir o menor patamar de confiança desde o início da medição desse indicador pela FGV em 2005 e amargarmos praticamente quatro anos com o indicador entre 80 e 85 pontos, a atual conjuntura parece começar a conspirar a favor: inflação controlada, juros baixos, melhora no cenário de emprego e menor incerteza política. Tudo isso propiciou um forte aumento da confiança que atingiu o seu maior valor em quatro anos e volta ao seu patamar pré-crise.

Não são apenas os consumidores

O empresariado compartilha do otimismo dos consumidores, a confiança dos empresários do setor de comércio e serviços também mostra um retorno ao patamar pré-crise.

 

 Mas…

Sempre tem um “MAS” e aqui não seria diferente. O crescimento da confiança está alavancado pela perspectiva futura dos consumidores, ou melhor, os brasileiros acreditam que sua situação econômica irá melhorar, mas ainda não sentiram essa melhoria no seu dia-a-dia (confiança atual). O problema disso é que a confiança futura é mais volátil e sujeita a instabilidades com bastante facilidade. Um eventual tropeço na economia ou na política com certeza cobrarão um valor caro na confiança dos brasileiros.

Mesmo com esse potencial risco, o mercado continua confiante e projeta um crescimento do PIB acima da inflação de 2,8% para 2019 – algo como 7% nominalmente – impulsionado pela aceleração da economia e pela retomada do emprego.

* Imagem reprodução

 

Postagem anterior

Presidente global do Walmart afirma que entrega direto na geladeira é o futuro do delivery

Próxima Postagem

Shopping VillaLobos inaugura 26 novas operações em 2018

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem, empresa que contribui para a expansão e a transformação do mercado de consumo e varejo brasileiro com uma plataforma estratégica de unidades de negócios, produtos e serviços.

Relacionados Posts

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Próxima Postagem
Shoppings da BrMalls antecipam Copa do Mundo com ações promocionais

Shopping VillaLobos inaugura 26 novas operações em 2018

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.