Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Estudo da Anfavea e Webmotors mostra que 96% pretendem comprar ou trocar de carro em 2021

Redação de Redação
21 de dezembro de 2020
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Choosing New Car. African American Spouses Looking At Automobile Interior Buying Vehicle In Dealership Store. Selective Focus

Choosing New Car. African American Spouses Looking At Automobile Interior Buying Vehicle In Dealership Store. Selective Focus

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e a Webmotors realizaram uma pesquisa sobre intenção de compra de veículos para 2021, considerando comparativo com 2020 e o cenário da pandemia de Covid-19.

Realizado com 2.103 usuários do site da Webmotors, de todas as regiões do País, um dos principais apontamentos do estudo é que 96% dos respondentes têm intenção de comprar ou trocar o veículo em 2021, com alta expectativa de realizar o negócio ainda no primeiro semestre do ano.

“A tendência é de otimismo para 2021, já que o carro ganhou um papel diferenciado diante do cenário de pandemia por trazer conforto e segurança para o transporte das pessoas”, comenta o CEO da Webmotors, Eduardo Jurcevic.

Sobre o perfil do estudo, ele conta que a maior parte dos respondentes é de homens casados. Dos usuários que pretendem trocar de carro em 2021, 75% declararam possuir um ou dois carros atualmente. O estudo traz insights de pessoas que têm interesse em comprar um carro e permite analisar seus diferentes comportamentos.

“A nova pesquisa Webmotors revela algumas tendências diferentes das do ano passado, certamente por conta dos impactos da pandemia no comportamento do consumidor, daí a importância dessa sondagem para ajudar a indústria a direcionar seus esforços”, afirmou o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes.

Dois perfis de entrevistados

A pesquisa é dividida em dois perfis de entrevistados, onde 75% são clientes que possuem carro atualmente e outros 25% que não possuem um automóvel.

Entre os entrevistados que possuem carro, 19% alegam interesse por um modelo 0km, sendo que, desse volume, 33% dos interessados possuem idade acima de 65 anos. Comparando com clientes que não possuem carros, existe uma diferença de 7 pontos percentuais, já que apenas 12% destes têm interesse por um 0km, sendo que 23% das menções são de usuários a partir de 45 anos.

Sobre a escolha das carrocerias, para os respondentes que não têm carro, o modelo hatch se destaca com 41%. A escolha por carroceria também varia de acordo com a idade dos entrevistados: modelos SUV (32%) e sedan (30%) ganham força entre pessoas com idade de 45 a 65 anos.

Já para os entrevistados que possuem um automóvel, SUV é a carroceria com maior intenção de compra, com 38%. No caso desse perfil de veículo, chamou a atenção que 69% dos usuários que já possuem um SUV têm preferência por manter-se no segmento no momento da troca. Além disso, usuários de 18 a 34 anos têm maior preferência por sedan, e a partir dos 35 anos a SUV é novamente a principal escolha com mais de 40% das menções.

Para os 4% dos entrevistados que declararam não ter intenção de comprar ou trocar de carro em 2021, as principais razões foram, respectivamente: situação financeira (48%), reflexo da pandemia (33%), preferência por outras formas de mobilidade (10%), sustentabilidade (7%) e uso do carro de parentes ou amigos (2%). Em 2020, a situação financeira (46%) também era o principal motivo indicado, seguido pela preferência por outras formas de mobilidade (18%), este último apresentando queda em relação ao atual cenário devido aos reflexos da pandemia no deslocamento das pessoas.

Intenção de formas de pagamento

A pesquisa da Anfavea e Webmotors também levou em consideração a forma de pagamento para a aquisição do veículo. Apenas 5% dos respondentes que já têm um carro declararam a opção pelo financiamento total do veículo na aquisição planejada para 2021.

Para aqueles que declararam que ainda não possuem um carro, a opção por financiar 100% do veículo salta para 23%. “O perfil de quem ainda não tem um carro e pretende financiar 100% da sua aquisição é um volume representativo, quase cinco vezes maior do que entre os que já possuem o bem.

Do lado positivo, vale citar que esse mercado é bastante desenvolvido e conta com instituições financeiras com bastante experiência para oferecer boas opções de crédito para os seus clientes e, assim, facilitar a aquisição do veículo”, comenta o CEO da Webmotors.

Imagem: Bigstock

Postagem anterior

Empresas apostam na economia circular vendendo produtos usados ou restaurados

Próxima Postagem

Shopping centers independentes serão pontos de vacinação contra a Covid-19

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Vendas do comércio crescem 0,6% em abril, aponta índice da Stone
Varejo

Vendas do comércio crescem 0,6% em abril, aponta índice da Stone

13 de maio de 2025
Amazon e Humain investirão mais de US$ 5 bi para acelerar adoção de IA na Arábia Saudita
Tecnologia

Amazon e Humain investirão mais de US$ 5 bi para acelerar adoção de IA na Arábia Saudita

13 de maio de 2025
Brasileiros têm R$ 9,13 bilhões em valores a receber; veja como consultar
Economia

Brasileiros têm R$ 9,13 bilhões em valores a receber; veja como consultar

13 de maio de 2025
Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
Economia

Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos

13 de maio de 2025
Semana S oferece 15 mil vagas de emprego e leva shows gratuitos às capitais do Brasil
Economia

Semana S oferece 15 mil vagas de emprego e leva shows gratuitos às capitais do Brasil

13 de maio de 2025
Nvidia e Humain anunciam parceria estratégia para construir "fábricas de IA" na Arábia Saudita
Tecnologia

Nvidia e Humain anunciam parceria estratégia para construir “fábricas de IA” na Arábia Saudita

13 de maio de 2025
Nova ferramenta da ID Logistics dá mais autonomia a caminhoneiros e agiliza operações
Logística

Nova ferramenta da ID Logistics dá mais autonomia a caminhoneiros e agiliza operações

13 de maio de 2025
Falta de estoque no e-commerce derruba vendas e visibilidade de produtos já no primeiro dia
E-commerce

Falta de estoque no e-commerce derruba vendas e visibilidade de produtos já no primeiro dia

13 de maio de 2025
Próxima Postagem
Shopping centers independentes serão pontos de vacinação contra a Covid-19

Shopping centers independentes serão pontos de vacinação contra a Covid-19

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Vendas do comércio crescem 0,6% em abril, aponta índice da Stone

Vendas do comércio crescem 0,6% em abril, aponta índice da Stone

13 de maio de 2025
Amazon e Humain investirão mais de US$ 5 bi para acelerar adoção de IA na Arábia Saudita

Amazon e Humain investirão mais de US$ 5 bi para acelerar adoção de IA na Arábia Saudita

13 de maio de 2025
Brasileiros têm R$ 9,13 bilhões em valores a receber; veja como consultar

Brasileiros têm R$ 9,13 bilhões em valores a receber; veja como consultar

13 de maio de 2025
Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos

Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos

13 de maio de 2025
Semana S oferece 15 mil vagas de emprego e leva shows gratuitos às capitais do Brasil

Semana S oferece 15 mil vagas de emprego e leva shows gratuitos às capitais do Brasil

13 de maio de 2025
Nvidia e Humain anunciam parceria estratégia para construir "fábricas de IA" na Arábia Saudita

Nvidia e Humain anunciam parceria estratégia para construir “fábricas de IA” na Arábia Saudita

13 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.