Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Plataformas de streaming: como será o futuro da comunicação?

Renata von Anckën​ de Renata von Anckën​
21 de dezembro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Plataformas de streaming: como será o futuro da comunicação?

Antigamente, se uma pessoa queria ver um jogo de futebol ou um seriado, por exemplo, era preciso estar em casa, ligar a televisão e esperar a programação da emissora. Houve um tempo em que as famílias se reuniam e assistiam a mesma coisa ao mesmo tempo, mas isso ficou no passado. Não que as pessoas não tenham mais o costume de assistir filmes e programas juntas, mas não é mais a única opção. As plataformas de streaming estão trazendo cada vez mais liberdade e independência na escolha do conteúdo a ser consumido.

Para início de conversa, o streaming é uma tecnologia que disponibiliza transmissões de conteúdos em diversos formatos de mídia sem a necessidade de download. A cultura dos streamings não é novidade. Desde que a Netflix se consolidou no Brasil, o comportamento dos consumidores começou a mudar. Atualmente, o crescimento de diversas plataformas como Prime Video, Disney+, HBO Max, entre outras, mostra que o consumo do audiovisual foi, de fato, transformado. A programação televisiva é algo tradicional e não deve acabar, mas é visível que está perdendo uma grande parte da sua audiência.

O sucesso de plataformas como a Netflix já é antigo, mas acontecimentos recentes provaram o crescimento dos streamings e como isso afeta a comunicação tradicional. A Copa do Mundo de 2022 foi a primeira em que a transmissão não foi exclusiva do Grupo Globo. Após essa decisão, a Fifa autorizou a negociação dos direitos de exibição com outras plataformas interessadas. Uma delas foi a LiveMode que, por sua vez, fechou uma parceria com o streamer Casimiro e fez história ao transmitir as partidas do mundial.

Cazé, como é conhecido, virou o principal concorrente da Globo com as suas lives no Twitch e Youtube. Para ter uma noção, o streamer acumulou mais de 210 milhões de visualizações durante as transmissões dos jogos. O estilo de comunicação de Cazé é muito diferente do modelo das emissoras de massa. O influenciador traz um lado humorístico e descontraído às suas transmissões, o que vem conquistando o público mais jovem. Por isso, a Copa do Mundo foi um marco transformador na indústria do futebol e nas transmissões em geral.

O número de visualizações alcançado nas lives dos últimos tempos mostra que o streaming não é apenas uma tendência, mas sim uma realidade. Os consumidores do mundo moderno podem assistir o que quiserem, quando quiserem e por meio da narrativa que quiserem. Não estão mais presos às grandes emissoras – e isso é chamado de democratização das transmissões. O conceito é usado para ilustrar o movimento da perda do monopólio das televisões, que estão compartilhando as transmissões com as mais diferentes plataformas digitais.

É difícil prever o futuro da televisão e das comunicações tradicionais, mas uma coisa é certa: é preciso se adaptar. Um exemplo disso é a Globo, que passou por um período de queda de audiência, e também está apostando na cultura dos streamings com o Globoplay, que já atingiu a marca de 20 milhões de usuários. O rápido crescimento dos streamings mostra que, como em qualquer negócio, é preciso acompanhar a digitalização do mercado para se manter bem posicionado na concorrência.

Renata von Anckën​ é VP de Marketing & Sales​ da Truppe!
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

A importância das fashion techs para o varejo da moda

Próxima Postagem

Natal deve impulsionar venda de alimentos e bebidas em plataformas digitais

Renata von Anckën​

Renata von Anckën​

Renata von Anckën​ é VP de Marketing & Sales​ da Truppe!, empresa especializada na alocação de profissionais e apoio estratégico da área de tecnologia. Tem mais de 20 anos de experiência em tecnologia da informação, dos quais 15 atuando com Gestão de serviços TI, Gestão de projetos e Gestão de vendas. Desenvolveu a carreira principalmente no setor de Consultoria de TI.​

Relacionados Posts

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Próxima Postagem
Natal

Natal deve impulsionar venda de alimentos e bebidas em plataformas digitais

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.