Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Mais serviços, menos produtos: a mudança no mix dos shoppings já começou

Luiz Alberto Marinho de Luiz Alberto Marinho
22 de janeiro de 2020
no Artigos, Destaque do dia, Malls, Shopping centers
Tempo de leitura: 3 minutos
Mercado Little Spain, uma das novidades do complexo Hudson Yards, em Nova York

Mercado Little Spain, uma das novidades do complexo Hudson Yards, em Nova York

As pessoas não deixaram de consumir, só estão fazendo isso de maneira diferente. Quem não entender isso corre o risco de tomar decisões terrivelmente equivocadas. Isso inclui, obviamente, os shopping centers.

A mais nova evidência desse movimento veio dos Estados Unidos, na forma de um relatório, divulgado na semana passada pelo International Council of Shopping Centers – ICSC, entidade que congrega centros comerciais mundo afora. Recheado de estatísticas norte-americanas, o documento prova que o fechamento de lojas nos Estados Unidos está relacionado às mudanças no comportamento dos consumidores, mais interessados em serviços do que em produtos.

Faz sentido. De um lado, ganhamos a possibilidade de nos abastecermos de produtos à distância, fazendo compras a partir do conforto de nossas casas ou escritórios. Essa conveniência, extremamente útil em tempos tão atribulados, transformou completamente o papel das lojas físicas e das equipes que nelas trabalham e reduziu a necessidade de vários segmentos do varejo de expandir sua rede para alcançar o consumidor.

De outro, nos tornamos uma sociedade hiper atarefada. Tempo passou a ser um ativo valioso, a ponto de estarmos dispostos a gastar dinheiro para economizar tempo. Como consequência, serviços que facilitam a vida, ou tornam-na mais prazerosa, têm ganhado espaço – literalmente.

Dito isso, vamos aos números.

De acordo com dados do Censo Econômico Americano, já há mais estabelecimentos de serviços do que dedicados ao varejo, nos Estados Unidos. Se somarmos as unidades operadas pelos dois setores, a proporção fica em 53% para serviços contra 47% para o varejo. Olhando em retrospectiva, a quantidade de unidades de varejo caiu 4,5% entre 2002 e 2017, enquanto as de serviços aumentavam 20,5% na América do Norte.

Dentro do espectro de serviços, os segmentos que mais somaram unidades nestes 15 anos foram os de restaurantes e bares (+30,9%), lavanderias (+11,1%) e centros fitness e esportivos (+44,2%). Vale destacar que, no mesmo período, o número de lojas de vestuário recuou 4,4%.

É claro que essa realidade também teria que impactar o mix dos shopping centers. Dados do ICSC mostram que operadores de alimentação e serviços já representam 33% da área locável em centros comerciais americanos.

Não é à toa. Pesquisa da Cushman Wakefield mostra que 53% dos frequentadores vão a shopping centers para comer e que adultos gastam hoje 12% mais em comida e bebidas do que há dois anos. Como consequência, o espaço locado para alimentação cresceu 39% e até 2020 deve haver 300 food halls nos Estados Unidos.

Saúde também é um importante impulsionador do segmento de serviços. Segundo a Accenture, a quantidade de clínicas médicas em centros comerciais saltou de 351 em 2006 para 2.800 em 2017 e segue em crescimento nos Estados Unidos. Tem mais: cerca de 10% dos shopping centers americanos possui alguma operação de cuidados com a saíde em seu mix, de acordo com a CoStar Realty. Já a presença de academias de ginástica em shoppings mais que dobrou nos últimos 10 anos.

Você deve estar pensando: quando será que tudo isso chega aqui ao Brasil? Na verdade já chegou.

Para ajudar sua reflexão, aqui vão alguns números nacionais. Lembra que na América do Norte, para cada 100 estabelecimentos a proporção é de 53 de serviços para 47 de varejo? Pois saiba que aqui no Brasil o desequilíbrio é ainda maior: se somarmos os estabelecimentos desses dois setores, encontraremos 60% dedicados a serviços e 40% a atividades varejistas, de acordo com relatório de 2018 do IPC Maps. Para tornar essa informação ainda mais bombástica, vale dizer que entre 2001 e 2018 a quantidade de operações de varejo triplicou em nosso país. Enquanto isso, as unidades de serviços cresceram nada menos do que seis vezes. Moral da história? Os brasileiros também estão consumindo muito mais serviços do que antigamente.

Não por acaso as vendas das lojas de serviço cresceram 15,5% nos shoppings da Multiplan e 13,5% nos da Aliansce, no terceiro trimestre de 2019, como publicado no balanço de ambas as empresas. Aumento bem superior aos das vendas totais, que tiveram elevação de 4,8% na Multiplan e 3,5% na Aliasnce.

Todas essas informações apenas confirmam a necessidade da reinvenção do conceito do shopping center, que de templo de consumo torna-se um espaço orientado para apoiar a comunidade de pessoas que vive e trabalha ao seu redor no seu dia a dia.

É claro que isso obriga a revisão das estratégias comerciais, operacionais e de marketing. Mas isso já é tema para um próximo artigo.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Índice do movimento do varejo sobe 1,7% em 2019

Próxima Postagem

Cresce a busca por práticas sustentáveis ​​de varejo entre a Geração Z

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

Relacionados Posts

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Cresce a busca por práticas sustentáveis ​​de varejo entre a Geração Z

Cresce a busca por práticas sustentáveis ​​de varejo entre a Geração Z

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

20 de maio de 2025
Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.