Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Uncategorized

Magazine Luiza fortalece shopping virtual

Redação de Redação
22 de fevereiro de 2017
no Uncategorized
Tempo de leitura: 3 minutos

O Magazine Luiza está fortalecendo seu shopping virtual. O marketplace cresceu tanto que cerca de 87 em cada 100 produtos disponíveis no site da varejista já não são operados por ela, mas sim por terceiros.

A companhia abriu seu comércio eletrônico para outras empresas no início de 2016. A iniciativa é semelhante ao modelo de negócios do Mercado Livre ou da americana eBay.

Desde então, mais de 80 parceiros como Disney, Whirpool, Ambev e Havan começaram a vender seus produtos a partir desse canal e mais de 500 vendedores estão na fila para entrarem na plataforma.

O marketplace já tem 230 mil itens diferentes à venda. Desses, apenas 30 mil são vendidos pelo Magazine Luiza e 200 mil por parceiros. Esse número se refere aos itens diferentes disponíveis para venda e não ao volume de vendas, de fato.

“Em termos de vendas, a fatia ainda é irrisória, mas irá crescer com o tempo”, afirmou Frederico Trajano, presidente da companhia, em entrevista à Exame.com.

Porém, a preocupação de Trajano não está em aumentar as vendas. Por enquanto, “o foco é construir uma plataforma robusta e de qualidade, que o vendedor goste e que traga uma boa experiência de compra para o cliente”, disse.

Grande parte dos investimentos da empresa neste ano serão em tecnologias, como a plataforma de marketplace. De acordo com o presidente, o investimento em 2017 será maior do que no ano passado, que somou R$ 124 milhões, mas ele não precisou o valor.

Depois, com uma plataforma de peso, será mais fácil escalar o nível das vendas, disse o presidente.

“Não há nenhuma limitação externa para o negócio de marketplace”, declarou ele, a analistas. “A escalada é acelerada e orgânica e é um mercado totalmente a ser explorado”.

Uma das surpresas no novo negócio é que fornecedores tradicionais da companhia entraram no marketplace para vender diretamente aos consumidores, sem passar pelos estoques da varejista. “Eles encontraram uma forma de vender produtos que o Magazine não operava por terem demanda baixa ou vendas sazonais”, afirmou Trajano.

Vendas digitais

O marketplace está dentro do setor de comércio eletrônico da companhia, que é a divisão que mais cresce. No último trimestre, o crescimento foi de 41,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

As vendas online já são responsáveis por 26,3% do faturamento total da rede.

O principal motivo para o crescimento acelerado do comércio eletrônico é a integração com a estrutura das 800 lojas físicas espalhadas pelo Brasil, como usar os mesmos 9 centros de distribuição da companhia.

Além disso, o cliente tem a opção de comprar pelo site ou aplicativo e retirar na loja sem pagar pelo frete, com o Retira Loja. Assim, um caminhão que irá levar produtos para a loja também transporta o item comprado pela internet, o que diminui os custos logísticos.

Enquanto, por um lado o Retira Loja ajuda a aumentar as vendas do e-commerce e diminuir os custos dessa operação, a cobrança de frete e taxa de montagem ajudou a aumentar a margem e, consequentemente, os lucros.

Para impulsionar o comércio eletrônico, a companhia investiu fortemente no desenvolvimento de um aplicativo de compras, em que é possível completar uma compra em apenas 16 segundos, de acordo com a empresa.

A onda de digitalização também chegou às lojas físicas. Todos os vendedores dispõem de smartphones para consultar detalhes sobre o produto, verificar estoque e finalizar a venda. O Magazine Luiza também começou a instalar wi-fi em suas lojas.

Ainda há espaço para o crescimento do comércio eletrônico dentro da empresa, afirma o presidente.

“O e-commerce representa apenas 3% de todo o varejo no Brasil e no mundo inteiro vemos essa participação aumentando. Com maior uso de smartphones e mais pessoas com acesso à banda larga e telefonia móvel, a tendência das vendas online é irreversível”, disse, em entrevista à EXAME.com.

Para 2017, Frederico Trajano prevê um ano de retomada de crescimento e consumo. “Não tem como 2017 não ser melhor do que 2016”, declarou ele em conferência com analistas.

A empresa, que no ano passado chegou a 800 lojas, pretende intensificar a abertura de novas unidades.

Fonte: Exame

Postagem anterior

Walmart tem vendas comparáveis acima do esperado no trimestre

Próxima Postagem

Consumo Consciente através da Economia Compartilhada

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Em carta a líderes do G20, presidente do FSB pede implementação de reformas financeiras
Economia

Em carta a líderes do G20, presidente do FSB pede implementação de reformas financeiras

18 de novembro de 2024
Após queda, setor de artigos farmacêuticos cresce 2,1% em outubro
Varejo

Após queda, setor de artigos farmacêuticos cresce 2,1% em outubro

14 de novembro de 2024
Minha Casa Minha Vida
Economia

Minha Casa Minha Vida pode chegar a 2,3 milhões de unidades até o fim de 2026, diz ministro

14 de novembro de 2024
Juíza absolve Samarco, Vale e BHP de crimes ambientais na tragédia de Mariana
Economia

Juíza absolve Samarco, Vale e BHP de crimes ambientais na tragédia de Mariana

14 de novembro de 2024
Senado analisa projeto de lei do mercado de crédito de carbono nesta terça-feira
Economia

Com alterações, Senado aprova projeto que cria mercado regulado de carbono

14 de novembro de 2024
Um levante pela Nação no varejo e em toda a realidade nacional
Uncategorized

Um levante pela Nação no varejo e em toda a realidade nacional

18 de agosto de 2024
Em parceria com o governo federal, Carrefour alcança 53 mil contratados do programa Bolsa Família
Varejo

Carrefour, Assaí, Magazine Luiza, Casas Bahia e RD Saúde lideram ranking dos grandes do varejo

13 de agosto de 2024
Franchising no Brasil é benchmark global também no varejo
Artigos

Franchising no Brasil é benchmark global também no varejo

11 de agosto de 2024
Próxima Postagem

Consumo Consciente através da Economia Compartilhada

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.