Após anunciar que o controle acionário e operacional passou a ser gerido pela Mubadala, fundo de investimentos do Emirado de Abu Dhabi, a Zamp, dona do Burguer King e Popeyes no Brasil, comunicou aos seus acionistas que avalia a possibilidade de explorar os direitos de marca e assumir a operação da Starbucks no Brasil.
A Zamp disse que estava “em tratativas com a Starbucks Corporation” e que, exceto pela assinatura de um acordo de confidencialidade, não foi realizada “qualquer proposta ou celebrado qualquer acordo ou contrato com a Starbucks Coporation”.
A empresa também informou que é comum a avaliação de novas oportunidades e de investimentos que possam gerar valor à companhia e garantiu que “manterá os seus acionistas e o mercado informados sobre qualquer desdobramento relevante acerca do tema”.
A Starbucks era operada pela South Rock Capital, que entrou com pedido de recuperação judicial no ano passado. Diversas unidades foram fechadas, funcionários, demitidos e até o programa de fidelidade foi cancelado como parte da reestruturação.
Controle operacional
Nesta terça-feira, 20, a Zamp informou que a Mubadala passou a exercer o controle acionário e econômico da companhia ao adquirir 38,5% do capital social total.
Em comunicado aos acionistas, a Zamp informou que “o aumento de participação acionária e exposição econômica” faz parte da estratégia da Mubadala em atuar ativamente na gestão da operadora, no desenvolvimento e na execução de processos de crescimento de longo prazo.
“O referido incremento de participação acionária e exposição a valores mobiliários e instrumentos financeiros derivativos referenciados em valores mobiliários de emissão da companhia resulta na aquisição do controle acionário pelos adquirentes, que passarão a atuar ativamente em suas assembleias gerais”, informou a Zamp em Fato Relevante.
Outra mudança anunciada foi a renúncia de Hugo Alberto Segre Júnior como membro efetivo do Conselho de Administração e do Comitê de Gente e Remuneração no mesmo dia em que a Mubadala passou a exercer o controle da Zamp.
De acordo com o comunicado, o cargo permanecerá vago até que um substituto seja eleito para ocupar a posição.
Imagem: Shutterstock