Robô “trabalha” como assistente de compras no Supermarket Barra Blue do Rio de Janeiro

Natural de Curitiba, o equipamento foi desenvolvido para interagir com humanos de forma autônoma e humanizada

O Supermarket Barra Blue, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, “contratou” um robô como auxiliar de compras. Robios, como o equipamento é chamado, foi projetado para interagir com humanos de forma autônoma e humanizada e realizar atendimentos aos consumidores, auxiliando, assim, na jornada de compra de lojas e supermercados.

O nome completo do novo “funcionário” é Robios Go. De nacionalidade brasileira, Robios é natural de Curitiba, capital do Paraná, onde foi fabricado pela Human Robotics, empresa responsável pelo primeiro robô brasileiro de autoatendimento e telepresença.

A tecnologia incorpora um “rosto” com expressões programadas, como piscar e sorrir, para gerar empatia e conquistar o público.

Segundo Olivier Smadja, fundador e CEO da Human Robotics, o Robios Go auxilia os consumidores em sua jornada de compra, tornando sua experiência no estabelecimento inesquecível.

Além disso, quando o assunto é marketing, o robô desperta a curiosidade e direciona os consumidores para ofertas e produtos, atraindo a atenção para marcas anunciadoras. O Robios também pode realizar pesquisas e abastecer o Sistema de Gestão e Relacionamento com o Cliente (CRM, na sigla em inglês).

“Com uma abordagem amigável, os robôs estabelecem diálogos facilitadores, tornando o atendimento eficiente. As perguntas e respostas são geradas utilizando a inteligência artificial (IA)”, conta Smadja.

Curiosidade e engajamento orgânico

O uso de tecnologia interativa no varejo atrai a curiosidade de clientes e gera engajamento orgânico. Prova disso é o vídeo do Robios que viralizou no TikTok nessa semana.

Um cliente gravou como foi recebido no supermercado usando o próprio celular. No vídeo, o robô o conduz até o produto que ele queria comprar. Em quatro dias, o vídeo foi visto por mais de 3,9 milhões de pessoas, registrando 417 mil curtidas.

Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Divulgação

 

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist