Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Como potencializar o processo de recrutamento e seleção com o uso de inteligência artificial

Renata von Anckën​ de Renata von Anckën​
22 de março de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
compliance

Com a recente popularização sobre o tema relacionado à Inteligência Artificial e como ela vem fomentando discussões sobre impactos positivos e negativos no mercado, precisamos direcionar nossa reflexão sobre como a inclusão de novas tecnologias no processo de recrutamento e seleção podem oferecer novas oportunidades para trabalharmos com IA a nosso favor, também contribuindo positivamente com a discussão sobre a substituição do fator humano pela máquina.

Ao analisarmos todos os esforços relacionados ao processo que envolve desde o entendimento da vaga e da posição a ser preenchida até o hunting e a identificação dos perfis, conseguimos identificar diversas atividades manuais que exigem dedicação, foco e tempo.

Com o apoio das IAs, os profissionais e empresas que trabalham com a colocação de pessoas no mercado acabam ganhando um apoio no trabalho operacional, reduzindo possíveis erros durante a triagem, além de ser um facilitador na tomada de decisão.

Por definição, a Inteligência artificial (IA) é um dos campos de estudo e pesquisa que se concentram no desenvolvimento de algoritmos e sistemas de computação capazes de realizar tarefas que normalmente exigem inteligência humana, como aprendizado, raciocínio, reconhecimento de fala, visão computacional, tomada de decisão e resolução de problemas complexos.

Buscando soluções que possam ser aplicadas à automação, com ferramentas cada vez mais acessíveis ao público, acompanhando a evolução tecnológica que tivemos com a integração dos Modelos de Linguagem e a Probabilidade (estudo responsável pela obtenção de resultados), temos uma contribuição significativa para conseguirmos atender à crescente demanda de recrutamento que o mercado prevê para 2023. De acordo com uma pesquisa realizada pela Ideal, com líderes de aquisição de talentos, 66% das equipes de recrutamento permanecerão com o mesmo tamanho da estrutura atual.

Através do uso consciente e humanizado da inteligência artificial, usufruindo do fator humano para explorar as oportunidades oferecidas pelo acesso à tecnologia, conseguimos propor otimizações para algumas das seguintes etapas ligadas aos processos:

  • Plataformas de recrutamento inteligente para gerenciar grandes volumes de candidatos, facilitando a triagem de currículos, comunicação e fluxo da jornada de cada candidato;
  • Chatbots de recrutamento para respostas rápidas sobre dúvidas frequentes, além de permitir mais interação e comunicação direta com a equipe de recrutamento, direcionando o contato após um primeiro filtro;
  • Coleta e análise de dados, permitindo o acompanhamento do desempenho dos profissionais durante o processo de recrutamento e seleção, além de identificar oportunidades de melhorias na atuação ou até mesmo otimização de metodologias;
  • Facilidade na criação de testes para explorar habilidades cognitivas como, por exemplo, raciocínio lógico e desenvoltura verbal, tendo o apoio humanizado para customização do conteúdo.

Precisamos quebrar essa barreira que o preconceito e medo construíram ao redor da adoção de inteligência artificial, pois nossa função, como líderes de profissionais de recrutamento e seleção, é mostrar que podemos facilitar o dia a dia das nossas equipes, aumentar a produtividade interna, humanizar processos e aumentar nossa atenção para as etapas que exigem muito do fator humano e que estão ligadas ao processo pós-recrutamento, com esforços para fidelização, aculturamento, acompanhamento e desenvolvimento dos talentos alocados.

Conforme contribuição de Dan Finnigan, CEO da Jobvite, para esta reflexão, “se os recrutadores e as empresas aprenderem a se associar a uma IA específica, eles poderão treiná-la para entender uma missão e uma cultura corporativa específica, de modo que os recrutadores sintam que utilizam esses chatbots e outras tecnologias semelhantes como extensões de suas equipes, não para substituí-los”.

Reiterando o raciocínio de Finnigan, temos uma grande oportunidade para desenvolvermos nossas equipes e trabalharmos com as principais tendências em tecnologia, acompanhando a transformação digital que vem acontecendo nos últimos três anos e nos preparando para atendermos às exigências de mercado com maior acuracidade e assertividade nos processos de recrutamento e seleção.

Renata von Anckën​ é VP de Marketing & Sales​ da Truppe!
Imagem: Shutterstock

 

Postagem anterior

O cliente como direcionador estratégico

Próxima Postagem

A loja de brinquedos como lugar para brincar, se divertir – e até comprar

Renata von Anckën​

Renata von Anckën​

Renata von Anckën​ é VP de Marketing & Sales​ da Truppe!, empresa especializada na alocação de profissionais e apoio estratégico da área de tecnologia. Tem mais de 20 anos de experiência em tecnologia da informação, dos quais 15 atuando com Gestão de serviços TI, Gestão de projetos e Gestão de vendas. Desenvolveu a carreira principalmente no setor de Consultoria de TI.​

Relacionados Posts

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago
NRA Show

Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago

16 de maio de 2025
Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível – Acerto Final
Varejo

Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
A loja de brinquedos como lugar para brincar, se divertir - e até comprar

A loja de brinquedos como lugar para brincar, se divertir - e até comprar

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.