Usando Inteligência Artificial para tomar as melhores decisões nos negócios

Startup SparkBeyond promete ajudar empresas a moldar o futuro - em vez de apenas prevê-lo

Uma rede varejista tinha planos ambiciosos de expansão envolvendo a abertura de nada menos do que 5 mil lojas. A busca dos locais em que as novas unidades seriam instaladas tinha de levar em consideração um quesito básico de qualquer negócio: regiões onde elas tivessem chance de dar mais lucro. A diferença é que essa empresa pôde lançar mão de uma ciência que cada vez mais tem servido de guia para a tomada de decisões: a Inteligência Artificial (IA).

A escolha foi feita com base em diversos fatores. Analisou-se, primeiro, dados dos pontos de venda das lojas existentes da varejista para descobrir quais eram as mais lucrativas. Esses dados foram correlacionados com outros, como informações meteorológicas, mapas e geocoordenadas. Algumas hipóteses foram consideradas a partir dos padrões observados e uma delas se destacou: a proximidade de lavanderias estava diretamente ligada à lucratividade das lojas. A questão é que os consumidores gostavam de deixar as roupas para lavar enquanto faziam compras no supermercado para, assim, otimizar o tempo.

O plano foi arquitetado em parceria com a SparkBeyond, fundada em 2013 a partir de um projeto desenvolvido numa garagem nos Estados Unidos. “Nossa plataforma de solução de problemas com Inteligência Artificial oferece hoje uma capacidade sem precedentes para capacitar as organizações a moldar seu futuro, em vez de apenas prevê-lo”, define-se a startup.

“Existe um gargalo muito grande quando as empresas querem melhorar suas operações. Às vezes a resposta está nos dados e é preciso esperar meses ou anos para que alguém a descubra. Basicamente o que fizemos foi automatizar e dimensionar esse processo, descobrindo os verdadeiros impulsionadores do desempenho dos negócios”, define o fundador e CEO da SparkBeyond, Sagie Davidovich, em entrevista à Mercado&Consumo.

A empresa diz que sua geração automática de modelos preditivos a coloca em uma posição única no mercado de serviços de Inteligência Artificial. Isso porque a maioria das ferramentas de IA à disposição visa ajudar os cientistas de dados com o processo de modelagem e teste a partir do momento em que eles já têm uma hipótese para testar. Com a tecnologia da SparkBeyond, milhões de hipóteses podem ser geradas por minuto a partir dos dados obtidos do cliente e na internet como um todo.

Atualmente, a SparkBeyond tem como parceiras empresas de setores que vão muito além do varejo, como seguros, serviços financeiros, energia e farmácia. “Trabalhamos para fechar o ciclo e impulsionar a inovação de produtos por meio da Inteligência Artificial. Não apenas para dizer quais são os produtos que as pessoas desejam comprar, mas também o que os caracteriza e como outros produtos podem ser modificados, projetados ou comercializados de maneira diferente para impulsionar as vendas”, explica Sagie Davidovich.

Cientistas caros e difíceis de encontrar

Uma das parcerias da SparkBeyond é a Bimbo, uma das maiores empresas de panificação do mundo. “O bom cientista de dados é alguém que pode ter acesso às informações, transformá-las em recursos ou insights e obter previsões que podem ser entregues aos negócios. Esse profissional é caro e difícil de encontrar. É aí que entra a SparkBeyond. Podemos ter pessoas que entendem de dados, mas não da ciência, e ela nos ajuda a criar recursos e conjuntos de dados de treinamento para o algoritmo”, diz o diretor-geral Data e Analytics da Bimbo, Sylvain Edelberg.

“Eu mesmo fiz o treinamento da SparkBeyond e, a partir de dados que inseri, descobri que, se houver uma loja de peças de carro a uma distância de até três quilômetros de uma comércio, esse comércio se comportará de maneira diferente. Essa é uma conclusão à qual nem mesmo os melhores cientistas de dados nunca teriam chegado em um milhão de anos. Eles talvez pensassem no impacto de uma escola ou um estádio esportivo para o comércio, mas não de uma loja de autopeças. São características para as quais os humanos não olhariam.”

Insights mais simples também podem ser obtidos por meio da tecnologia da startup. Como o comportamento das últimas quatro semanas impacta o comportamento da semana atual ou da semana sobre a qual você está tentando fazer previsões, por exemplo?

Usando internamente ferramentas de Inteligência Artificial, a Bimbo, admite o executivo, acabaria chegando a essas respostas. Mas a SparkBeyond faz isso muito mais rápido. “Ela ajuda a empresa a obter mais rapidamente os recursos que deseja e também fornece recursos nos quais talvez você não esteja pensando.”

Imagem: Shuttestock

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist