Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

A loja de brinquedos como lugar para brincar, se divertir – e até comprar

Espaço-conceito focado na experiência das crianças foi montado na maior feira de brinquedos da América Latina

Aiana Freitas de Aiana Freitas
22 de março de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
A loja de brinquedos como lugar para brincar, se divertir - e até comprar

As lojas de brinquedo desde sempre exerceram um fascínio natural sobre as crianças. Em uma época em que a experiência se tornou imperativa para atrair o consumidor para o varejo físico, essa realidade está ainda mais forte, e já são comuns Brasil e mundo afora exemplos de espaços planejados para, claro, vender produtos, mas também para permitir que os pequenos brinquem e se divirtam.

Uma loja-conceito de brinquedos com foco na experiência das crianças foi montada neste mês na 39ª edição da Feira Internacional de Brinquedos, maior evento do setor da América Latina, em São Paulo. A feira é realizada anualmente pela Francal em parceria com a parceria com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq).

Na Abrin Store, como foi batizada, foram aplicadas técnicas de design pensados para a criança, respeitando sua altura, seu jeito de brincar e entreter. O tema “circo” foi escolhido como base da estratégia utilizada na arquitetura e no visual merchandising.

“Pensamos no que se passa na mente criativa de uma criança, um misto de circo, parque de diversões, sons, doces, formas e muita brincadeira legal. A partir disso, desenvolvemos a arquitetura, a decoração, a iluminação, adequamos a altura das prateleiras e displays para que os brinquedos fossem organizados e expostos para despertar a curiosidade da criança e incentivá-la a se aproximar e interagir com eles. Deixamos os próprios brinquedos fora de suas embalagens, incentivando os consumidores a, de fato, brincar na loja”, conta o diretor-executivo da Francal Feiras, Daniel Lima.

A loja de brinquedos como lugar para brincar, se divertir - e até comprar

 

Jornada de compras divertida

Na loja-conceito, os visitantes encontraram expositores, sinalizações e suportes na escala infantil, que permitem que as crianças tenham acesso fácil aos brinquedos e possam iniciar uma experiência com os produtos, tocando-os e manuseando-os. Por meio dessas técnicas, a ideia foi mostrar ao varejista como proporcionar experiências imersivas às crianças e tornar a jornada de compra divertida.

“Quando pensamos em experiência, entendemos que uma loja de brinquedos tem que ir muito além de uma opção de compra. O ideal é que também seja um lugar para brincar e se divertir, enquanto escolhe o produto desejado”, complementa.

O diretor-executivo da Francal lembra que outros segmentos, como o de móveis e decoração, aplicam bem esses conceitos, criando salas de jantar completas, com a mesa posta, louças e enxoval, por exemplo. Lojas assim despertam no consumidor a vontade de comprar aqueles itens e fazer o mesmo em casa.

“Reforçamos a importância de proporcionar esse tipo de ambiente e experiência para um público tão específico, com características físicas e emocionais muito peculiares. Quisemos mostrar que uma loja de brinquedos pode ser mais que um espaço de vendas. Com um pouco de investimento, pesquisa, estratégia e criatividade, ela pode ser divertida, segura e ter movimento o ano todo”, afirma Daniel Lima.

A loja de brinquedos como lugar para brincar, se divertir - e até comprar

Cases internacionais

A tendência de tornar as lojas de brinquedos locais de experiência é forte no exterior e tem ganhado espaço também aqui no Brasil. Uma das redes de brinquedos mais inovadoras dos Estados Unidos, a Camp tem espaços de brincar, como pista de corrida e escorregadores.

“A função de uma loja física não é só vender produtos. Na Camp, 40% do faturamento vem de serviços e experiências. As crianças vêm aqui para brincar, pintar e até fazer festas de aniversário”, comentou o sócio-diretor da Gouvêa Malls, Luiz Alberto Marinho, em visita feita a uma loja da Camp em Nova York em 2022.

Aqui no Brasil, a rede Ri Happy lançou no ano passado uma loja laboratório, a Ri Happy Lab, no Shopping Villa Lobos, em São Paulo, também com foco na experiência de diversão – para crianças e adultos. O espaço conta com um espaço para degustação de brinquedos e atividades lúdicas.

Imagens: Divulgação

Postagem anterior

Como potencializar o processo de recrutamento e seleção com o uso de inteligência artificial

Próxima Postagem

Nubank começa a oferecer crédito consignado para servidores públicos federais

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
ESG

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo
Economia

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários
Economia

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Nubank esclarece: fintech terá Pix com IA generativa no aplicativo e via WhatsApp

Nubank começa a oferecer crédito consignado para servidores públicos federais

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.