Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Touchless Retail, a tendência mais imediata do varejo?

Caio Camargo de Caio Camargo
22 de abril de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
varejo sem contato

Maio. Possivelmente o mês em que o varejo irá começar a retomar as atividades em muitos setores, dada as possíveis flexibilizações ou até mesmo o término das restrições impostas ao setor.

Entretanto, durante o período de quarentena, qualquer pessoa que tenha tentado comprar algo em algum, já encontrou um varejo totalmente diferente do que havia antes: limpeza de carrinhos e mãos nas entradas dos estabelecimentos, filas de pagamento com maiores distâncias entre consumidores, chapas de acrílico separando operadoras de caixa e clientes e até mesmo vagas de estacionamento com uma maior distância entre uma e outra foram alguns dos exemplos adotados por boa parte do comércio que permaneceu em operação, sendo essas ações vistas principalmente em negócios das áreas de supermercados, farmácias e mais posteriormente lojas de material de construção.

Se essas ações foram criadas de maneira emergencial, buscando proteger o consumidor que continuou a comprar na loja física, mesmo com tantas empresas buscando oferecer novos canais digitais ou modalidades de compra como o clique e retira e o drive-thru, ainda poderemos vivenciar na retomada uma série de inovações e ações que possam criar um varejo melhor preparado no futuro para questões como as que estamos vivendo nesse momento.

O ponto principal é o consumidor. Como irá se comportar o consumidor no momento após a quarentena? Qualquer consumidor que precisou realizar uma operação e teve um mínimo contato com o staff da loja, como entregar o cartão de crédito, receber troco em dinheiro ou ainda simplesmente digitar sua senha em uma das famosas maquininhas, provavelmente sentiu algum desconforto, principalmente se encontrou do outro lado um varejo despreparado, com colaboradores sem luvas, máscaras ou equipamentos adequados para a prevenção nesse momento.

Acredito que viveremos uma nova tendência de mercado, onde o varejo irá buscar maneiras de atender e vender minimizando qualquer contato com o cliente. Poderemos viver os tempos de um novo varejo, o Touchless Retail, em tradução livre, o  varejo “sem toque”.

Se como tendências já havíamos comentado no passado questões sobre como a tecnologia, a personalização, e até mesmo a humanização deveriam permear as operações e os modelos de negócio, estamos falando de um momento onde poderá haver um novo foco em soluções ou na construção de novos modelos que garantam a segurança de consumidores, sem abrir mão de questões como praticidade e conveniência, considerando que essas últimas são características que dada a ampla utilização de sistemas de entregas rápidas (como no caso dos aplicativos de delivery), irão pressionar as marcas a atenderem essas questões em suas propostas de negócio daqui pra frente.

Além de uma provável melhoria das soluções que foram criadas de forma emergencial, como as citadas no começo desse artigo, podemos ver novos modelos e formatos de negócio surgindo. Está quase certo que uma das questões que veremos será um controle mais rígido da quantidade de pessoas por metro quadrado permitido em espaços e estabelecimentos, algo que pode mudar drasticamente a forma como nos acostumamos a ver o varejo nos grandes centros, com aglomerações de pessoas em lojas, principalmente de perfil mais popular. Ainda não sabemos como será o retrato que teremos de locais como uma 25 de Março em São Paulo, ou um Saara no Rio de Janeiro, nas próximas datas sazonais que teremos. Tenho dúvidas se teremos algo igual ao recente passado.

O atendimento como conhecemos poderá mudar drasticamente. O simples aperto de mãos poderá mudar (como já vem acontecendo), as baias ou mesas de atendimento de setores como óticas, lojas de móveis e eletroeletrônicos poderão migrar para tablets ou totens de autoatendimento que permitam um melhor distanciamento.

Em termos de novos formatos, poderá haver uma pressão dos consumidores por lojas automatizadas que dispensem até mesmo o uso de cartões ou outras moedas, privilegiando o reconhecimento facial. Embora não seja uma novidade nem mesmo aqui no Brasil, o momento poderá acelerar as decisões para que as marcas busquem esse tipo de canal ou formato, até mesmo para entendimento das novas oportunidades que surgem nesse momento.

Enfim, em um mercado onde estamos sempre buscando qual será o futuro do varejo, vejo que o Touchless Retail será a tendência mais imediata que temos nesse momento.

Um grande abraço (virtual)!

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Montblanc inaugura loja-conceito no maior e-commerce de luxo da China

Próxima Postagem

Covid-19 colabora com queda de 48% das vendas da Apple nos EUA

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é especialista em inovação no varejo, com mais de 26 anos de experiência. Atua como conselheiro voluntário da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Business Advisor, é palestrante e autor do bestseller "Arroz, Feijão & Varejo".

Relacionados Posts

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Apple é acusada de violar patentes e deve suspender vendas de smartwatch nos EUA

Covid-19 colabora com queda de 48% das vendas da Apple nos EUA

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

23 de maio de 2025
Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.