Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Foodservice – A hora da virada se aproxima?

Cristina Souza de Cristina Souza
22 de junho de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
A hora da virada se aproxima foodservice

O cenário mundial de vacinação, o otimismo americano com a reabertura e a aceleração dos calendários de vacinação nos Estados mais populosos do Brasil cria um ambiente que permite aos empresários do setor de alimentação fora do lar olharem com maior otimismo para o mercado.

Segundo dados da Cielo, o mês de maio de 2021 apresentou a melhor performance de recuperação do mercado desde o início da pandemia. Comparando maio/2019 (pré-pandemia) com maio/2021, a diferença é de -27,6% do faturamento do setor. No auge da pandemia, esse número foi de -73% (abri/2020), portanto, é uma recuperação muito importante.

Com a aceleração da vacinação no País, é possível estimar que entre os meses de outubro e dezembro deste ano as restrições serão abrandadas em termos de horários de funcionamento dos estabelecimentos, uma vez que inclusive população mais jovem também terá sido vacinada.

Outro dado é que estaremos na primavera, fator importante para a redução dos casos de doenças respiratórias, especialmente nas regiões Sul e Sudeste. O bom tempo é um impulsionador para as pessoas desejarem consumir fora de casa e promoverem reuniões com amigos e familiares.

Se me permitem fazer uma licença poética neste artigo, eu recomendaria aos empresários do setor férias nesses meses de julho e agosto. Vivemos um período muito complexo, repleto de desafios, decisões difíceis e dilaceração de muitos negócios. Descansar fisicamente permite preparar-se para esse momento de recomeço.

Destaco alguns tópicos que merecem atenção em ação, conexão com os clientes, comunicação ou planejamento:

  • Mantenha-se digital: abastecimento, atendimento, pagamentos, pesquisas, reservas de mesas; não perca o que já avançou na pandemia, prepare-se para continuar digitalizando-se.
  • A inflação de alimentos segue em crescimento, porém fora do lar ela é menor do que dentro do lar. É válido analisar como uma oportunidade de atração para os clientes. Atenção à recomposição de preços e repasse aos clientes.
  • É necessário otimizar seus processos de gestão para fazer a manutenção da venda digital conquistada com o mesmo nível de qualidade. Segundo os especialistas da Mosaiclab, em 2022 o delivery voltará a crescer a dois dígitos. O faturamento do canal digital pode ser um diferencial na recuperação do mercado e, especialmente do seu negócio.
  • Retomar o atendimento em salão, reforçando diferenciais ligados à experiência, dará aos clientes mais motivos para voltarem ao estabelecimento. Capriche!
  • Um constante desafio do setor é mão de obra. Quando vemos o índice de desemprego em 14%, é possível imaginar que haverá “funcionários sobrando” no mercado. Infelizmente, não é totalmente verdade. Muitas pessoas estarão há 18 meses, ou mais, fora do mercado de trabalho. Assim, o investimento em treinamento, alinhamento ao propósito da empresa, retomada de ritmo no atendimento serão desafios a serem contornados.
  • A decisão de contratação, recontratação ou uso de plataformas de uberização de mão de obra deve fazer parte do modelo de replanejamento do novo atendimento ao consumidor e das despesas do restaurante.

Encerro este artigo com uma mensagem sobre a segurança dos alimentos e segurança dos clientes. A possível flexibilização, a exemplo do que ocorreu recentemente no mercado americano, não deve estimular o abandono dos processos de segurança intensificados no preparo, higiene do ambiente e proteção dos clientes.

Estamos em um momento único do foodservice. O que poderia ter sido uma grande lacuna tornou-se um período de máximo aprendizado e evolução do setor. Discipline-se para seguir para o próximo nível! A pandemia não acabou, o vírus não será eliminado. Teremos uma situação controlada. Portanto, vamos seguir fazendo o nosso melhor.

Um abraço,

Cris

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice
Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo

Postagem anterior

Conheça o “supermercado do futuro” da rede Dalben no interior de SP

Próxima Postagem

“Diversidade é uma força e uma vantagem competitiva para as empresas”

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer
Retail Media

Oxxo inaugura loja com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
"Diversidade é uma força e uma vantagem competitiva para as empresas"

"Diversidade é uma força e uma vantagem competitiva para as empresas"

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

21 de maio de 2025
Target

Com impacto de tarifas e boicotes, vendas da Target caem e tendência deve continuar

21 de maio de 2025
Flagship da Swee Lee aposta da comunidade e inova no varejo musical

Flagship da Swee Lee aposta na comunidade e inova no varejo musical

21 de maio de 2025
Lowe's supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais

Lowe’s supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais

21 de maio de 2025
Ford cede espaço em fábrica de bateria para Nissan em recuo de estratégia para veículo elétrico

Ford cede espaço em fábrica de bateria para Nissan em recuo de estratégia para veículo elétrico

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.