Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Foco e simplicidade – ser simples não é fácil!

Redação de Redação
22 de setembro de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Jéssica Costa*

– “Simple is beautiful”: essa tem sido a nossa “religião” desde a fundação da empresa. E a cada reunião, a cada trabalho, a cada projeto percebemos o quanto isto é difícil de ser praticado nas organizações.

No último sábado (19), Marcos Jank publicou um artigo na Folha de S. Paulo, destacando a importância da simplicidade nas regras e leis de Cingapura, que completou 50 anos em agosto de 2015.

Inevitável não fazer um paralelo com as nossas organizações. Diariamente, visitamos empresas e nos deparamos com burocracias que já não fazem mais sentido, que não se justificam nem financeiramente e nem qualitativamente, por terem sido criadas em momentos em que não havia tecnologia para suportar o processo. Mas, porque “sempre fizemos assim” e por não termos a disciplina de revisitar “o que sempre fizemos assim”, acabamos tornando tudo mais complexo do que precisaria e consequentemente mais demorado e mais caro. Não há dúvida de que as consequências desse “modus operandi” podem colocar as empresas fora de patamares competitivos.

Em um momento onde as organizações precisam se reinventar para manter a sua existência, a simplicidade e a leveza na gestão fazem a diferença de forma surpreendente. Criticamos a complexidade das regras fiscais e trabalhistas, mas criamos regras tão complexas dentro das nossas organizações que as equipes também não conseguem cumpri-las e seu gerenciamento fica mais caro do que tratar a exceção.
E ser simples não é fácil!

Semana passada, na conclusão e entrega de um trabalho de Orçamento Base Zero, o CEO de uma grande rede nos disse: “O benefício da crise é que ela faz com que a gente comece a olhar as coisas no detalhe”. Esta frase foi muito significativa para nós, porque nos deu a certeza de ter cumprido uma missão. Com o olhar em cada detalhe da sua operação identificamos oportunidades de economia na ordem de 23% em seu orçamento de despesas. Tudo isso buscando o simples e o foco no core business do negócio. Entender claramente e ter transparência na missão da empresa, do porquê de sua existência e identificar onde as coisas deixaram de ser feitas de forma simples, onde a cultura da empresa absorveu ineficiência e consequentemente se tornou pesada, lenta, burocrática e cara.

Se o desafio atual é a manutenção, essencialmente da existência, mas naturalmente com bom desempenho e rentabilidade, as empresas precisam se conhecer detalhadamente, operar com leveza e agilidade, eliminar as burocracias, ter a eficiência em seu DNA e acima de tudo, ter colaboradores que atuem como “Donos da Empresa”. Como já dizia Steve Jobs: “foco e simplicidade são os meus mantras. O simples pode ser bem mais difícil de fazer do que o complexo”.

*Jéssica Costa ([email protected]) é sócia e head de Consultoria na GS&AGR

Postagem anterior

Assista: Transparência nos preços muda o mercado e o varejo

Próxima Postagem

NRF Retail’s Big Show – o evento mais esperado pelo varejo de todo o mundo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem

NRF Retail’s Big Show – o evento mais esperado pelo varejo de todo o mundo

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.