Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Líderes do varejo acreditam que o setor estará melhor nos próximos 5 a 10 anos

Pesquisa da Mosaiclab aponta que os canais com maior potencial de crescimento são o markeplace, aplicativo próprio, live commerce, metaverso, e loja autônoma

Larissa Féria de Larissa Féria
22 de setembro de 2022
no Destaque do dia, Eventos, Latam Retail Show, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Líderes do varejo acreditam que o setor estará melhor nos próximos 5 a 10 anos

Após o período difícil vivido pelo varejo em 2020 e 2021, anos mais críticos da pandemia de covid-19, o setor vem se recuperando ao longo de 2022 e os líderes varejistas estão otimistas em relação aos próximos anos: 89% acreditam que o varejo estará melhor do que é hoje nos próximos 5 a 10 anos, segundo uma pesquisa da Mosaiclab, empresa da Gouvêa Ecosystem, apresentada no Latam Retail Show 2022, que aconteceu entre os dias 13 e 15 de setembro, em São Paulo.

Entre os entrevistados, 59% acham que o setor estará muito melhor e irá desenvolver muito. Outros 30% acreditam que estará um pouco melhor, enquanto 6% pensam que estará próximo ao que é hoje. Apensa 1% acha que estará pior.

Essa positividade está relacionada com a recuperação dos negócios atualmente: para 42% o faturamento já está maior comparado ao período anterior à pandemia; para 25% está igual, para 22% ainda está menor e 11% preferiram não responder.

Entre as vertentes apontadas pelos líderes como impulsionadoras do varejo estão a digitalização, integração e proximidade.

No campo da digitalização, 71% acham que o uso de inteligência de dados para venda impulsionará o varejo nos próximos anos. Para 58%, será a recomendação de venda baseada em inteligência de dados e para 54% a entrega conectada, com controle de itinerário e temperatura, por exemplo.

Outras tendências 

Na vertente da integração, 73% condisseram que a ominicalidade vai crescer e transformar os negócios do varejo, enquanto 61% acreditam que será o marketplace e 59% apostam em lojas com conceitos integrados para experiência.

A pesquisa também aponta que o futuro será cada vez mais humanológico, assim como a proximidade com digitalização são vetores essenciais. Na opinião dos líderes, as tendências que devem crescer nos próximos anos são vendas por redes sociais (59%), delivery (57%), comércio de bairro e proximidade (54%) e click e retire (54%).

Já os canais com maior potencial de crescimento em participação são o markeplace, que hoje representa 33% e pode chegar a 59%; aplicativo próprio, de 19% para 46%; live commerce, de 12% para 36%; metaverso, passando de 5% para 32%; e loja autônoma, de 5% para 21%.

As barreiras atuais para o crescimento do setor de varejo apontadas pelos líderes são: instabilidade econômica e política, aumento nos custos, impostos, taxas, frete, mão de obra, matéria prima, burocracia; qualificação, escassez e comprometimento da mão de obra; novos formatos de negócio, novas exigências, concorrência predatória, informalidade investimento/crédito; dificuldade de acesso a crédito para investimento; e macro crises, com novas ondas pandêmicas e guerras.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Humanizar é preciso!

Próxima Postagem

Delivery Hub da Infracommerce reduz custos logísticos em até 30%

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025
NRA Show

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago
NRA Show

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice
NRA Show

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Desde 2020, empresas captaram R$ 250 bi em ofertas subsequentes de ações
Economia

Desde 2020, empresas captaram R$ 250 bi em ofertas subsequentes de ações

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
NRA Show 2025 premia inovação e sabores no foodservice
NRA Show

NRA Show 2025 premia inovação e sabores no foodservice

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Próxima Postagem
Delivery Hub da Infracommerce reduz custos logísticos em até 30%

Delivery Hub da Infracommerce reduz custos logísticos em até 30%

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Desde 2020, empresas captaram R$ 250 bi em ofertas subsequentes de ações

Desde 2020, empresas captaram R$ 250 bi em ofertas subsequentes de ações

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.