Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Smart consumer: a nova transformação do comportamento do consumidor

Eduardo Yamashita de Eduardo Yamashita
22 de setembro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Temos acompanhado uma rápida e contínua transformação no comportamento do consumidor em âmbito global. Essas mudanças foram amplamente discutidas e analisadas no Latam Retail Show 2023, o maior evento de consumo e varejo da América Latina, que aconteceu nos dias 19 a 21 de setembro, em São Paulo.

O fim da era da abundância

A palestra da GDR no evento destacou a chegada do fim da era da abundância, que foi fundamentada pelos desafios dos 3Cs: covid-19, clima (mudanças climáticas) e conflito (conflitos geopolíticos e sociais), fatores que impuseram uma mudança global do comportamento dos consumidores, transformado suas as escolhas e preferências.

Tal conjuntura fez emergir 3 novos comportamentos:

1) Consumidor frugal: é consciente, minimalista e analisa o impacto das suas escolhas na compra;

2) Consumidor regenerativo: busca por iniciativas que reduzem ou previnem o dano ao meio ambiente e a sociedade;

3) Consumidor tecnológico: aberto por soluções que utilizam as novas tecnologias para economizar tempo, reduzir custo e ser mais produtivo.

Digitalização contínua

Outro ponto importante discutido no evento é a contínua digitalização do consumidor latino-americano. A palestra de Neil Patel, um dos gurus do marketing digital, destacou que 84% dos consumidores brasileiros desejam ter uma experiência de compra totalmente integrada entre o mundo físico e digital.

Essa crescente digitalização impulsiona as empresas a investirem em estratégias de varejo digital, marketing digital e integração de canais para atender às expectativas dos consumidores.

Emerge o smart consumer

Na pesquisa inédita “Consumidor do Amanhã”, da Mosaiclab, foi revelada uma forte pressão econômica sobre os consumidores em toda a América Latina. Os custos de moradia, transporte e, especialmente, alimentação dentro de casa, aumentou 44% no Brasil entre jan de 2020 e junho de 2023, enquanto que a renda familiar dos brasileiros cresceu apenas 24,7% no mesmo período.

Esses fatores resultaram no desenvolvimento de um novo comportamento de consumidor, denominado de smart consumer, que tem como característica:

– Pesquisar mais antes de comprar;

– Buscar facilidades na compra, como agilidade e menos fricção;

– Procurar o melhor custo-benefício;

– Usar o celular como fonte de referência e informação;

– Ser cético em relação ao que as marcas comunicam;

– Sentir insegurança quanto ao uso de seus dados, especialmente online;

– Ser crítico em relação às tecnologias e seu papel no processo de compra;

– Ser emocionalmente mais sensibilizado, intenso e questionador.

Adaptação constante das empresas é mandatória

Diante desse cenário desafiador, as empresas de consumo e varejo precisam estar preparadas para se adaptar constantemente. A chave para o sucesso é entender as necessidades e desejos do smart consumer e ajustar estratégias, modelos de negócios e propostas de valor de acordo.

Isso inclui investir em sustentabilidade, oferecer experiências de compra eficientes e integradas, adotar tecnologias inovadoras e ser transparente em relação aos dados do consumidor, as empresas devem ser ágeis em responder às mudanças no mercado e nas preferências dos consumidores.

Em resumo, o comportamento do consumidor está passando por uma transformação profunda. As empresas que conseguirem entender e se adaptar a essas mudanças terão uma vantagem competitiva significativa no mercado em constante evolução.

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagens: Shutterstock e Divulgação

Postagem anterior

iFood se une a Anota AI e cria tecnologia para automatizar restaurantes

Próxima Postagem

Cinco perfis de consumidores e estratégias de vendas no varejo baseadas nas emoções

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem, empresa que contribui para a expansão e a transformação do mercado de consumo e varejo brasileiro com uma plataforma estratégica de unidades de negócios, produtos e serviços.

Relacionados Posts

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda
Supermercados

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards
Artigos

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global
Gestão

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Próxima Postagem
Cinco perfis de consumidores e estratégias de vendas no varejo baseadas nas emoções

Cinco perfis de consumidores e estratégias de vendas no varejo baseadas nas emoções

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

22 de maio de 2025
Garoto antecipa contratações para a Páscoa de 2026 e abre 300 vagas para a produção de ovos

Garoto antecipa contratações para a Páscoa de 2026 e abre 300 vagas para a produção de ovos

22 de maio de 2025
Ministro da Previdência anuncia parceria com Correios para consulta de descontos

Ministro da Previdência anuncia parceria com Correios para consulta de descontos

22 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Com apoio do CEO da LVMH, Veesion capta R$ 243 mi para expandir IA antifurtos no varejo

Com apoio do CEO da LVMH, Veesion capta R$ 243 mi para expandir IA antifurtos no varejo

22 de maio de 2025
Gripe aviária: RS conclui desinfecção de granja em Montenegro; começa vazio sanitário

Gripe aviária: RS conclui desinfecção de granja em Montenegro; começa vazio sanitário

22 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.