Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Uma questão de confiança

Redação de Redação
22 de novembro de 2016
no Artigos
Tempo de leitura: 2 minutos

Kieron O’Hara, professor da Universidade de Souphampton e autor de diversos livros aponta a confiança como um dos grandes problemas do século 21.

Seja devido a questões políticas, sociais ou econômicas vivemos um momento em que as relações interpessoais precisam de um novo significado e talvez por isso, cada dia mais a confiança tem se tornado palavra de ordem, inclusive no mundo corporativo.

Segundo um estudo realizado pela Watson Wyatt, empresa especializada em indicadores financeiros, nas empresas em que há uma cultura de confiança maior, os resultados para os acionistas são três vezes maiores que a média.

Stephen Covey, em seu livro “The Speed of Trust” (traduzido livremente como “A velocidade da confiança”) destaca que “Nada é tão rápido quanto à velocidade da confiança. Nada é tão lucrativo quanto à economia da confiança. Nada é tão crucial para uma organização quanto os relacionamentos de confiança”.

Mas, como construir relações de confiança?

Independente do ambiente ou do objetivo da relação, a comunicação é o primeiro passo aspecto para se alcançar a confiança.

Quanto mais clara, transparente e objetiva for a comunicação, maior a chance de se construir um relacionamento confiável, porém é preciso compreender que a comunicação vai além da transmissão da mensagem.

Escutar ativamente, com interesse e atenção é a chave para que a comunicação alcance seus objetivos e, quanto maior o comprometimento das partes nesta troca, por meio da ações de aspectos como transparência, sinceridade e respeito, maior a chance de se atingir o segundo passo fundamental para a confiança: a empatia.

Ao contrário do que se pensa ou costuma-se imaginar, a empatia não envolve apenas o colocar-se no lugar do outro, mas sim tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que o outro sente frente ao que se está comunicando.

Ao se atingir a empatia, a relação se eleva a um novo patamar no qual o compromisso, a iniciativa e o engajamento, partes fundamentais de qualquer relacionamento, começam a se tornar reais.

Porém, vale lembrar aqui que a confiança se constrói no dia a dia e cada ato, cada iniciativa, pode ser determinante.

Mas se ao longo desta relação acontecer um erro, como resgatar a confiança?

Se um erro cometido fez com quem a confiança ficasse abalada, o primeiro passo para recuperá-la é compreender as razões que fizeram com que ele acontecesse.

A partir daí, quanto maior o empenho e a dedicação de todos em corrigir e acertar, entendendo o erro como uma oportunidade de fazer diferente e melhor, maior a chance de se reconquistar a confiança.

Por fim, lembre-se que construir confiança é algo fundamental em qualquer relacionamento, pois é através dela que conseguimos estabelecer parcerias duradouras, seja com a equipe, o cliente interno ou externo e ainda obter das pessoas o mais alto grau de profissionalismo, empenho e comprometimento na entrega de resultados.

Pense nisso!

Postagem anterior

Tudo sobre o setor do franchising que fatura mais de R$ 32 bi ao ano

Próxima Postagem

Se você não sabe bem para que serve networking vai entender agora

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards
Artigos

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
Próxima Postagem

Se você não sabe bem para que serve networking vai entender agora

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

24 de maio de 2025
JBS defende ação de setores público e privado para regularizar propriedades rurais

JBS recebe aval de acionistas para lançar ações nos EUA

24 de maio de 2025
Simples

Receita prorroga data de vencimento para pagamento do Simples apurado em abril

24 de maio de 2025
BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

24 de maio de 2025
Shopping Metrô Tatuapé terá espaço gourmet com Coco Bambu, Outback e Madero

Shopping Tatuapé terá espaço gourmet com restaurantes como Coco Bambu, Outback e Madero

24 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.