Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

NRF 2024: brasileiros destacam uso de Inteligência Artificial em seus negócios

Empresas miram fidelização e meios de pagamento para entender e atender melhor os clientes com ajuda da Inteligência Artificial

Gustavo Grohmann de Gustavo Grohmann
23 de janeiro de 2024
no Destaque do dia, Notícias, NRF Retail's Big Show, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
NRF 2024: Brasileiros destacam uso de Inteligência Artificial em seus negócios

O avanço da Inteligência Artificial a cada dia permite que varejistas possam melhor atender e entender os consumidores. Focadas principalmente na jornada do cliente, as empresas estão mirando pontos fundamentais como uma maior agilidade nos processos de pagamento, oferecendo transações mais rápidas, e a análise dos dados de clientes para fornecer insights sobre o público consumidor.

Em um dos painéis realizados na área de expositores da NRF 2024, a maior feira de varejo do mundo, mediado por Daniel Zanco, da Omnibiz Consultoria, executivos brasileiros falaram um pouco sobre as estratégias e o momento de suas empresas na utilização da Inteligência Artificial. “Somos um negócio tradicional, com um cliente tradicional e uma venda presencial tradicional. Nosso desafio é fazer com que a tecnologia melhore o relacionamento entre o cliente e a marca”, afirmou Marina Canto, diretora de Produto da Vivara.

A executiva revelou que desde a pandemia a Vivara passou a investir na omnicanalidade com mais força e acabou encontrando nos programas de fidelidade um caminho para conhecer e melhorar o relacionamento com o consumidor. “Com nosso programa de fidelidade, com as compras online, com o app da Vivara, nos aproximamos e aprimoramos nossa fidelização, melhorando nosso relacionamento com o cliente. Tudo isso com a ajuda da Inteligência Artificial. Só com o cartão presente, por exemplo, conseguimos ter um incremento de 40% nas vendas. Quando olhamos para o quadro geral, percebemos que estamos indo pelo caminho certo”, afirmou Marina.

Quem também adotou o caminho dos programas de fidelidade, que além de engajar geram muitos dados sobre o consumidor, foi o iFood. A plataforma também tem no cartão presente uma grande estratégia de aproximação com o cliente. “No ano passado, fizemos mais um milhão de pedidos desta maneira por mês. Estamos indo muito bem no tema”, revelou Frederico Nicolay, gerente sênior do iFood.

Mas a empresa tem foco também no desenvolvimento do setor de meios de pagamentos com a ajuda da Inteligência Artificial para melhorar cada vez mais a jornada do cliente. “Não vemos os pagamentos apenas como uma forma de trocar dinheiro. Vemos os pagamentos como uma forma de melhorar nosso relacionamento com nossos clientes atuais. E com os restaurantes do lado do cliente, podemos proporcionar segurança e comodidade, gerando benefícios e promoções e conseguindo mais engajamento dos clientes com nossa plataforma”, afirmou o executivo.

“Falando mais especificamente sobre Inteligência Artificial, temos recomendações pessoais com análise de dados e comportamento do consumidor e damos as melhores dicas de restaurantes ou mantimentos para nossos clientes. Temos reconhecimento visual, pois qualquer cliente pode fazer upload de uma foto e escolher se deseja pegar os ingredientes e fazer um pedido de compras ou se deseja obter recomendações de restaurantes que trabalharam com esse tipo de prato. Temos também assistentes de voz, para otimizar os pedidos e facilitar a vida do cliente. São vários exemplos que nos ajudam a melhorar a experiência do nosso consumidor”, revelou Nicolay.

Pelo forte momento de evolução da Inteligência Artificial por todo o mundo e pelo bom momento de adoção da tecnologia pelo varejo teremos ainda muitas novidades por virem nos próximos anos.

“A IA é na verdade uma grande parte dos assuntos. E não tenho dúvidas de que daqui dois ou três anos estaremos aqui na NRF, talvez falando sobre outra tema, mas com pessoas de todo o mundo se conectando à nossa sessão, escolhendo através da Inteligência Artificial qual idioma eles querem nos ouvir falando. Ou através de nossos avatares”, projetou Maria Costa, diretora da Givex na América Latina, plataforma de tecnologia da informação.

O que é a NRF?

A NRF Retail’s Big Show é uma das feiras mais importantes de varejo e de consumo do mundo. É realizada há mais de 100 anos em Nova York, nos Estados Unidos, sempre no mês de janeiro.

Tradicionalmente, a NRF Retail’s Big Show leva aos Estados Unidos milhares de executivos todos os anos, e o Brasil é o segundo país, fora os próprios EUA, com mais participantes. A MERCADO&CONSUMO faz uma cobertura especial do evento, e esteve em Nova York acompanhando a delegação da Gouvêa Experience.

“Passamos por muitos desafios nos últimos tempos como inflação e instabilidade do mercado. Mesmo assim as vendas no último ano cresceram 26%. Os varejistas continuam resilientes. Serão 40 mil pessoas passando por aqui, com 6200 marcas de 104 países. Em sua história a NRF ajudou a propagar a mensagem do varejo e ainda vamos realizar muitas coisas juntos”, afirmou John Furner, presidente e CEO do Wallmart US e chairman da NRF na abertura do evento de 2024.

Imagem: Gustavo Grohmann

Postagem anterior

Domino’s Pizza Brasil lança versão 3.0 de chatbot e integra catálogo de produtos

Próxima Postagem

Bibi lança app para melhorar experiência de compra e relacionamento com clientes

Gustavo Grohmann

Gustavo Grohmann

Relacionados Posts

Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado
Economia

Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado

16 de maio de 2025
Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril
Varejo

Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril

16 de maio de 2025
Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre
Economia

Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

16 de maio de 2025
Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil
Indústria

Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil

16 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias após caso de gripe aviária
Indústria

China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias após caso de gripe aviária

16 de maio de 2025
Incorporação da BRF prevê prêmio de até 38% aos acionistas da Marfrig
Economia

Incorporação da BRF prevê prêmio de até 38% aos acionistas da Marfrig

16 de maio de 2025
Bancos passam a oferecer portabilidade de consignado para empregados CLT
Economia

Bancos passam a oferecer portabilidade de consignado para empregados CLT

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Bibi lança app para melhorar experiência de compra e relacionamento com clientes

Bibi lança app para melhorar experiência de compra e relacionamento com clientes

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado

Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado

16 de maio de 2025
Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril

Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril

16 de maio de 2025
Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

16 de maio de 2025
Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil

Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil

16 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias após caso de gripe aviária

China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias após caso de gripe aviária

16 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.