Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Transformando o varejo com tendências de mercado e desenvolvimento de pessoas

Roberta Andrade de Roberta Andrade
23 de janeiro de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
Transformando o varejo com tendências de mercado e desenvolvimento de pessoas

Excited shoppingholic woman in shopping mall.Buying in designer store.Wardrobe sale shopping.Hoby buyer.Weakness for clothes.Clothing shopping after reopening stores.New apparel retail store opened.

Nos últimos anos o varejo tem se transformado em um ecossistema vivo, em que a única certeza é a incerteza. Em um cenário de instabilidade política e econômica global, empresas que desejam prosperar precisam alinhar seus propósitos à experiência oferecida no ponto de venda. O sucesso não está apenas em vender produtos, mas em entregar serviços, experiências e conexões que fortaleçam a relação entre marcas, clientes e colaboradores.

Dentro desse contexto, gerentes de loja e vendedores precisam se posicionar como os grandes protagonistas das transformações do setor. Mas como provocar essa transformação no seu negócio por meio de ações práticas no dia a dia das lojas? Com o objetivo de te dar maior clareza sobre esse processo de inovação e transformação que levará seu negócio ao sucesso, esclareço de forma objetiva a seguir qual o papel dos gerentes de loja e dos vendedores na transformação do varejo e o que você precisa fazer para ativar essa mudança na sua operação e melhorar seus resultados.

O papel dos gerentes de loja nas transformações do varejo

Liderança multidimensional

O varejo de hoje exige que o gerente de loja seja mais do que um gestor operacional – ele deve atuar como um líder que inspira, desenvolve pessoas e promove um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Nesse sentido, o conceito de wellness ganha destaque: cuidar da equipe e fomentar uma rotina equilibrada é essencial para criar times resilientes e engajados.

Gerentes precisam ser provocados a revisitar sua postura como líderes, adotando práticas de gestão humanizada que valorizam o desenvolvimento individual e coletivo. Eles precisam, por exemplo, saber identificar talentos e ajustar as responsabilidades dentro da equipe para otimizar o desempenho e promover um clima organizacional mais leve.

Eficiência operacional e flexibilidade

Embora muitas inovações tecnológicas e estruturais dependam de decisões corporativas, os gerentes têm um papel fundamental na revisão de procedimentos internos para garantir fluidez nos atendimentos. Aqui, a hospitalidade se torna um diferencial competitivo.

Gerentes precisam avaliar e ajustar processos que impactem diretamente a experiência do cliente, como a organização do fluxo de atendimento e a comunicação da equipe. O objetivo é reduzir a fricção nas interações e criar experiências que encantem os clientes, garantindo maior agilidade e personalização no atendimento.

Indicadores que criam conexões

A gestão de indicadores-chave de desempenho (KPIs) não é apenas uma ferramenta de monitoramento, mas também uma forma de criar conexão com a equipe e os clientes. Gerentes precisam entender que KPIs bem estruturados oferecem visibilidade não apenas sobre metas de vendas, mas também sobre a qualidade da experiência proporcionada ao cliente.

É fundamental que as lideranças entendam como interpretar dados e usá-los para ajustar estratégias de forma ágil, criando um ciclo contínuo de melhoria. A utilização de dashboards simplificados pode ajudar na tomada de decisão em tempo real, promovendo maior engajamento da equipe.

Transformando o amanhã

Há uma tendência de valorização dos momentos de alegria e prazer. E por que não incorporar esse espírito na rotina de trabalho? O pensamento de que trabalho precisa ser algo complexo, difícil e pesado está associado a um modelo antigo de gestão baseado em comando e controle e novo modelo de liderança e gestão prioriza um ambiente de maior responsabilização e comprometimento de forma saudável. Sendo assim, é papel do gerente melhorar o ambiente de trabalho, ou seja, a experiência do colaborador e, consequentemente, a experiência do cliente.

Ferramentas como checklists digitais e exercícios de feedback rápido podem ser soluções simples e eficazes para transformar o dia a dia da loja. Além disso, atividades de reconhecimento e celebração de pequenas conquistas são incentivadas para criar uma cultura de positividade.

O novo papel dos vendedores no cenário atual

Profissionais transformadores

A função do vendedor está em transformação. Hoje, espera-se que ele seja um influenciador capaz de criar conexões autênticas e personalizadas com os clientes. É preciso incentivar que vendedores explorem seus talentos individuais e compreendam o impacto de suas interações para o sucesso da loja.

Metas que inspiram

Para alavancar resultados, vendedores precisam dominar os principais indicadores de desempenho e utilizá-los como guias para alcançar suas metas. Treinamentos práticos sobre como monitorar KPIs e ajustar abordagens de atendimento em tempo real, reduzindo barreiras ao longo da jornada do cliente, são um pontapé inicial fundamental para maior conscientização e responsabilização saudável do time de vendas quanto aos seus próprios resultados.

Experiência como diferencial

Os consumidores buscam lojas que proporcionem algo além da compra – sejam momentos de lazer, conexões emocionais ou experiências únicas. Vendedores precisam ser treinados para identificar as necessidades de cada cliente e oferecer soluções personalizadas, criando experiências memoráveis que fortalecem o relacionamento com a marca.

O varejo está em constante transformação e o sucesso depende da capacidade de gerentes e vendedores de traduzir tendências em ações práticas. Com o objetivo de entregar e transformar mais uma vez o mercado de varejo e consumo, com excelentes resultados e alta performance, criamos a RUN (Retail University), uma universidade aberta para o mercado de varejo e consumo.

Roberta Andrade é diretora de Educação Corporativa e sócia da One Friedman e da Gonow1.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Kallas Mídia OOH lança serviço de mídia em ônibus com início em Pernambuco

Próxima Postagem

Dona das marcas Pedigree e Whiskas, Mars abre CD em Extrema para ampliar distribuição

Roberta Andrade

Roberta Andrade

Roberta Andrade desenvolve pessoas há mais de 10 anos, gerando aumento de produtividade, performance, processos e resultados por meio de múltiplos canais em empresas dos mais diversos segmentos na indústria, distribuição, atacado, varejo e serviços

Relacionados Posts

Antonio Carlos Pipponzi: "O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro"
Varejo

Antonio Carlos Pipponzi: “O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro”

1 de junho de 2025
Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita
Economia

Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

1 de junho de 2025
Carrefour ações
Supermercados

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

31 de maio de 2025
Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025
Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos
Economia

Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

30 de maio de 2025
O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira
Economia

O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira

30 de maio de 2025
Puxado pela agropecuária, PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025
Economia

Puxado pela agropecuária, PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025

30 de maio de 2025
As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027
Varejo

As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027

30 de maio de 2025
Próxima Postagem
Dona das marcas Pedigree e Whiskas, Mars abre CD em Extrema para ampliar distribuição

Dona das marcas Pedigree e Whiskas, Mars abre CD em Extrema para ampliar distribuição

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Antonio Carlos Pipponzi: "O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro"

Antonio Carlos Pipponzi: “O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro”

1 de junho de 2025
Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

1 de junho de 2025
Carrefour ações

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

31 de maio de 2025
China forma nova organização internacional de mediação com países emergentes

China forma nova organização internacional de mediação com países emergentes

31 de maio de 2025
Carrefour conclui reorganização societária e BDRs passam ser negociados na B3 sob código CAFR31

Carrefour conclui reorganização societária e BDRs passam ser negociados na B3 sob código CAFR31

31 de maio de 2025
Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile