A Danone informou na quarta-feira, 22, queda no lucro em 2022, mas vendas maiores no quarto trimestre. A empresa francesa de alimentos relatou que o lucro líquido do ano foi de 959 milhões de euros (US$ 1,02 bilhão), queda de 50,2% ante o 1,92 bilhão de euros do ano anterior.
O lucro líquido recorrente, que exclui itens excepcionais, subiu 1,9%, para 2,21 bilhões de euros (US$ 2,35 bilhões). Analistas estimavam 2,15 bilhões de euros, equivalente a US$ 2,29 bilhões.
As vendas do ano inteiro aumentaram 13,9% na mesma base comparativa, para 27,66 bilhões de euros (US$ 29,45 bilhões), enquanto a margem operacional recorrente para o ano foi de 12,2%, queda anual de 154 pontos-base, mas 10 pontos base acima do consenso compilado pela empresa. As vendas no quarto trimestre tiveram crescimento orgânico de 7% na comparação anual.
A Danone afirmou que os resultados foram afetados por custos relacionados a um plano de reorganização “primeiramente local” e um prejuízo de cerca de 500 milhões de euros relacionado ao negócio EDP na Rússia.
A empresa prevê um crescimento de vendas 3% e 5% com melhoria recorrente moderada da margem operacional para 2023.
A orientação está alinhada com o consenso atual de crescimento orgânico de 4% e uma melhoria de margem de 30 pontos-base no ano.
A companhia disse que vai propor um dividendo de 2 euros por ação para 2022, 3,1% acima do ano anterior, segundo a Danone.
Centro Internacional de Pesquisa
No começo de fevereiro, o CEO da Danone, Antoine de Saint-Affrique, inaugurou o novo centro de pesquisa e inovação da companhia no campus Paris-Saclay, na França. O local será dedicado ao desenvolvimento e inovação nas categorias de “laticínios frescos e produtos à base de plantas” e “água mineral natural”. O espaço conta com laboratórios de pesquisa e instalações piloto para inovação e produção limitada de protótipos específicos.
Atualmente, o local emprega mais de 550 pessoas, incluindo pesquisadores em ciências da vida, fermentação e microbiota intestinal, nutrição e saúde. Além deles, também estão presentes especialistas em experiência do consumidor, ciências sociais, design de produtos, embalagens e produção.
Com informações de Estadão conteúdo: (Audryn Karolyne)
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