Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Imersão no mundo tecnológico: a transformação cultural no cotidiano de empresas

As mudanças na sociedade são cada vez mais abrangentes e estão mais conectadas do que imaginamos

Carlos Carvalho de Carlos Carvalho
23 de março de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Imersão no mundo tecnológico: a transformação cultural no cotidiano de empresas

Como já conversamos por aqui, é fundamental, na realidade atual, falarmos a respeito do impacto da tecnologia no setor empresarial. Assim como é importante ressaltar que consequências mundiais geradas pela pandemia intensificaram esse processo. Porém, pelo menos na reflexão de hoje, vamos deixar essa questão de lado para associar as transformações digitais com as culturais.

O ambiente físico está evoluindo com novas competências. Mas, enquanto isso, mundos digitais paralelos seguem em amplo desenvolvimento. Esse cenário faz com que grandes empresas mudem as operações internas. Com o exponencial aumento de oportunidades em todos os “novos mundos”, é necessário encontrar um meio para que a transformação digital aconteça de forma natural, mas sem esquecer de adaptar e considerar, além do trabalho, o mindset de cada um dos colaboradores.

Um estudo da Accenture, conhecido como Technology Vision, aponta que os anos 20 terão empresas amplamente ambiciosas que darão vida aos novos mundos físicos e digitais, bem como universos povoados por pessoas e, simultaneamente, pela atuação direta e “presente” da inteligência artificial. Novos tipos de computadores, que usam novas tecnologias, foram os grandes responsáveis pelas mudanças de paradigma.

Desenvolvimentos robustos como esses desafiam suposições básicas na relação entre tecnologia e negócios. Com isso, a sociedade entra em um novo cenário isento de regras e expectativas, que expõe a oportunidade de construir um ambiente moldado aos mundos do amanhã. E, quando o novo ambiente é considerado, a questão cultural ganha protagonismo.

De qualquer forma, mesmo com certa liberdade, é necessário reimaginar as dimensões da empresa, desde modelos operacionais até seus core values. Líderes com visão de futuro já começaram esse processo.

O mundo está diante de um princípio único. E não só porque existem novas tecnologias para dominar, mas porque competir, nessa próxima década, exigirá muito mais do que habilidades tecnológicas e de inovação. A verdade é que vai exigir, também, uma visão verdadeiramente competitiva, tanto para como serão os mundos futuros, quanto para o que as empresas precisarão adaptar para ter sucesso. A tecnologia nos aponta a direção: o desafio é saber como seguir o caminho.

Na realidade, transformação digital e transformação cultural caminham de mãos dadas. Vamos pensar em uma instituição de ensino como exemplo. Substituir lápis e caderno por notebooks não basta. A inserção da tecnologia em escolas – e todos os demais setores – passa por diversas fases importantes. A aquisição de equipamentos é a última decisão. Primeiramente, é preciso se perguntar qual a intenção do uso da tecnologia, para então definir qual será utilizada e como será o processo.

Ao definir o equipamento, o próximo passo a considerar é a capacitação dos professores. Não se trata de simplesmente conhecer as ferramentas, mas, sim, saber como utilizá-las nas práticas pedagógicas, na metodologia aplicada, no cotidiano da sala de aula. A formação não se resume a ensinar a “mexer no botão”. O educador deve saber como ele desenvolverá as práticas pedagógicas.

A incorporação da tecnologia no cotidiano de profissionais de qualquer setor envolve a participação direta dos colaboradores e a efetiva transformação cultural. Para que isso ocorra, o apoio institucional é imprescindível e deve oferecer formação e liberdade para inovar.

É importante, ainda, que essa transformação cultural aconteça de forma gradual e o mais naturalmente possível. Como citado, o objetivo inicial deve ser entender o porquê da adoção da tecnologia e como ela funcionará no trabalho dos colaboradores e como ela vai impactar os resultados da empresa.

Somente com uma cultura forte, consolidada e muito clara na mente de todos, da diretoria aos colaboradores, é que será possível preparar os funcionários na condução de transformações dos processos digitais e culturais.

Com convicção de mudar comportamentos, os gestores passam a entender como adotar essa “mudança” e, também, como adotar as ferramentas e habilidades necessárias para fazer acontecer. A consequência direta é: melhores resultados para a organização.

Podemos concluir, então, que a transformação cultural reúne uma série de anseios, motivações e objetivos que se manifestam numa orientação comportamental de líderes e colaboradores com foco nos resultados. Mais uma vez, isso deve acontecer sem deixar de lado a adaptabilidade dos colaboradores em relação ao uso de tecnologia e adoção de novos processos. Pessoas e máquinas também devem dar as mãos para que a transformação, de forma efetiva e eficaz, aconteça.

Carlos Carvalho é CEO da Truppe!
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Tecnologia e sustentabilidade foram os destaques da Super Rio Expofood

Próxima Postagem

Metaverso, um mundo virtual com o desafio de conectar!

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho é CEO da Truppe!, empresa especializada na alocação de profissionais e apoio estratégico da área de tecnologia. Tem mais de 20 anos de experiência na área de TI, atuando em empresas nacionais e multinacionais, nas verticais de indústria, varejo, finanças, saúde, consultorias e serviços. ​

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Metaverso, um mundo virtual com o desafio de conectar!

Metaverso, um mundo virtual com o desafio de conectar!

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.