Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Consumo

Licenciamentos são oportunidade de diferenciação no varejo de brinquedos

Apesar do domínio dos grandes players, nos últimos anos o mercado mudou e as PME's também conseguem fechar parcerias

Marcelo Audinino de Marcelo Audinino
23 de março de 2022
no Consumo, Destaque do dia, Notícias, Produtos, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Brinquedo

Roblox, Fortnite, Naruto, Patrulha Canina, Harry Potter, Pokémon, Vingadores e muitos outros desenhos e videogames estão na ponta da língua das crianças e nas suas rotinas. A exposição em inúmeras plataformas a conteúdos dessas marcas fez com que elas se tornassem fenômenos e desejo de consumo de milhares de crianças por todo o mundo – e uma aposta do varejo de brinquedos.

De acordo com dados da Askids, empresa que analisa as tendências de consumo do público infanto-juvenil, três em cada dez brinquedos citados entre os favoritos dos entrevistados são itens licenciados. A mesma pesquisa da Askids também mapeou os programas favoritos dos respondentes (Naruto, Turma da Mônica, Bob Esponja, Patrulha Canina e os Simpsons) e os jogos online de preferência desse público (Minecraft, Roblox, Among Us, FIFA e Call of Duty).

Para Marici Ferreira, CEO e Presidente da EP Grupo e da Abral (Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens), o licenciamento é muito usado pelos grandes players que buscam diferenciação no PDV. “Mas as empresas que desenvolvem linhas licenciadas também investem em sua linha própria. Afinal, os varejistas oferecem um mix diversificado ao consumidor”, diz.

Uma rápida visita nos principais estandes na Abrin 2022, principal feira do varejo de brinquedos na América Latina, já mostrava o apelo por conteúdos licenciados. Eram diversos itens, de figuras de ação até instrumentos musicais ilustrados pelo conteúdo licenciado. Todos os itens expostos durante a feira têm previsão para serem lançados ao longo do ano de 2022.

brinquedo
Estande da Sunny durante a Abrin de 2022

Questionada sobre o que pode surgir de tendência no mercado de licenciamento, Marici falou que não devem ocorrer ter muitas mudanças. “Propriedades relacionadas aos grandes lançamentos de cinema e streaming, bem como focadas em games, sustentabilidade e diversidade, seguem bem cotadas para linhas de produtos”, finalizou a CEO.

Acerca da preferência das marcas por grandes players do setor para realizar parcerias, Marici afirmou que é certo que grandes volumes de produção e distribuição são importantes, mas que essa questão tem mudado. “Observamos algumas mudanças nos trâmites do licensing nos últimos dois anos e as médias e pequenas empresas vêm ganhando espaço na parceria com as marcas”, completou a executiva.

Experiência do consumidor

A forma e a experiência de compra mudaram nesses últimos dois anos em consequência da pandemia. Neste mesmo período, o consumidor aprendeu a comprar online e se familiarizou com esse processo. Entretanto, com o avanço da vacinação e a retomada do varejo físico, a experiência do consumidor nos pontos de venda (PDV) precisa ser repensada.

“O ponto de venda físico precisa ter algum diferencial que faça valer o deslocamento das famílias até a loja”, destacou Marici. Ela afirmou também que os momentos em família ganharam espaço no cotidiano por meio de brincadeiras e jogos. Espaços que possibilitem essa interação podem ser diferenciais.

Durante o Abrin Talks, espaço de debates da Abrin 2022, Marici trouxe outros insights de como proporcionar uma boa experiência no PDV. Além do espaço para as famílias e da aposta em símbolos e personagens, ter vitrines bem montadas e com uma composição com diversas cores tende a atrair mais o público infantil.

Além disso, ter espaços destinados para as crianças interagirem com os brinquedos, sejam áreas mais reservadas, sejam próximas à entrada, permite uma primeira experiência interessante. Já na parte de disposição dos produtos, expor os itens de acordo com a altura das faixas-etárias indicadas para os brinquedos pode ser um facilitador.

Apesar da volta da experiência offline, o online segue tendo grande importância para as empresas que cada vez encontram um consumidor mais omnicanal, querendo o produto quase que imediatamente. Entre os insights para o online, estão o relacionamento pelo WhatsApp, oferecer dicas para contextos específicos em posts, uso de vídeos para mostra os produtos, investir em e-mail marketing e ter um site que vá além da venda de produtos.

Por fim, Marici cita o exemplo da loja de brinquedos norte-americana Camp como um estabelecimento dos sonhos para consumidores e varejistas. Em janeiro desse ano, a Mercado&Consumo fez uma visita à loja e mostrou diversos detalhes que tornam esse local tão único.

Imagens: Marcelo Audinino

Postagem anterior

Metaverso, um mundo virtual com o desafio de conectar!

Próxima Postagem

Eve cria estrutura para desenvolvimento de carro voador

Marcelo Audinino

Marcelo Audinino

Relacionados Posts

Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano
Economia

Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

20 de maio de 2025
Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção
Economia

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

20 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi
Foodservice

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos
Tecnologia

D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

20 de maio de 2025
Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização
Supermercados

Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

20 de maio de 2025
Pfizer compra a Global Blood Therapeutics por US$ 5,4 bilhõesPfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa 3SBio para desenvolver medicamento contra câncer
Economia

Pfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa para desenvolver medicamento contra câncer

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
Embraer conclui série de testes de voos autônomos em zona urbana

Eve cria estrutura para desenvolvimento de carro voador

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

20 de maio de 2025
Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

20 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.