A Unilever recebeu uma oferta da Vivera, subsidiária da JBS que produz alimentos plant-based na Europa, para adquirir a The Vegetarian Butcher. Os termos financeiros da oferta não foram divulgados e a transação ainda depende da aprovação de órgãos reguladores. A conclusão é esperada para o terceiro trimestre de 2025.
A The Vegetarian Butcher foi fundada em 2010 por Jaap Korteweg, que faz parte da nona geração de agricultores de uma família do interior da Holanda. A empresa foi comprada pela Unilever em 2018. Agora, a Unilever diz que quer focar em menos marcas, porém maiores.
De acordo com comunicado da empresa os produtos refrigerados e congelados da The Vegetarian Butcher exigem uma cadeia de suprimentos e um modelo de fornecimento distintos, tornando-os menos escaláveis dentro do portfólio mais amplo da Unilever Foods.
Além disso, segundo a Unilever, o conjunto de capacidades tecnológicas e de P&D que impulsionam as inovações da The Vegetarian Butcher diferem das necessidades do restante do portfólio da Unilever. Para a empresa, essa divergência torna a venda da marca a melhor opção tanto para a Unilever quanto para a The Vegetarian Butcher.
Campanhas criativas e impactantes
O presidente da Unilever Foods, Heiko Schipper, comentou a intenção da venda. “Desde a aquisição, a The Vegetarian Butcher apresentou um crescimento significativo e lançou muitos produtos extraordinários. Suas campanhas de comunicação criativas e impactantes conquistaram um amor genuíno dos consumidores pela marca. Esses esforços não apenas impulsionaram o sucesso da marca, mas também reforçaram o compromisso da Unilever com alimentos à base de plantas e inovação de ponta”,
Ele complementou: “Acredito que a The Vegetarian Butcher está pronta para alcançar ainda mais sucesso na próxima fase de sua jornada sob uma nova administração dedicada a substitutos vegetais para carne. Essa expertise focada ajudará a marca a atingir sua ambiciosa meta de se tornar o ‘Maior Açougueiro do Mundo’.”
Alternativa mais sustentável
Os produtos da The Vegetarian Butcher são destinados aos consumidores que gostam de carne, mas que buscam uma alternativa mais sustentável. Eles possuem as mesmas características da carne – sabor, textura e aparência. “Estamos muito animados para a The Vegetarian Butcher unir forças com a Vivera, pois isso nos permitirá combinar nossas forças e oferecer ainda mais valor aos nossos parceiros e consumidores”, disse o CEO da The Vegetarian Butcher, Rutger Rozendaal.
“A impressionante e incansável dedicação das pessoas da The Vegetarian Butcher trouxe à vida a visão de Jaap Korteweg em uma escala sem precedentes, sem abrir mão de nada. A Vivera tem orgulho de se unir a parceiros com a mesma mentalidade e expertise em produtos à base de plantas, compartilhando a mesma grande ambição de uma cadeia alimentar melhor e muito mais baseada em vegetais. Estamos ansiosos para acelerar essa importante transição juntos, aproveitando as competências complementares de nossas empresas”, afirmou o CEO da Vivera, Willem van Weede.
Imagem: Divulgação