LATAM Retail Show teve início ontem, dia 23 de agosto, no Expo Center Norte. A abertura foi feita pela presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), Luiza Helena Trajano. Depois, foi realizada a grande plenária, com as primeiras palestras do dia.
A executiva reforçou a importância da união e de manter a vontade de representar o varejo. “Aprendemos com o tempo que se unir é muito mais vantajoso do que insistir apenas na concorrência”, defende, Luiza, sobre as conquistas importantes no mercado, graças à atuação da entidade.”O que a gente precisa para esse País é auto estima.”
Com muito humor e a simplicidade de sempre, Luiza Helena citou ainda o episódio da queda durante a condução da tocha olímpica e disse que é preciso aprender com o digital. “Já virei meme duas vezes. A gente começa a entender a força e o poder do digital quando tem esse tipo de contato”, pontua.
PROJETO. Na sequência, o secretário de Comércio e Serviços do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Marcelo Maia, falou a todos. Ele citou projetos que a pasta vem trabalhando, como o Retail Lab, que visa facilitar o acesso das pequenas empresas à implementação do comércio eletrônico. Outra ação em curso são as negociações para internacionalização do varejo. “Não se trata apenas de levar o varejo brasileiro para fora, mas inseri-lo de fato no cenário estrangeiro”, explica o secretário.
Encerrando o primeiro momento de debates nas plenárias, Oscar Farinetti, CEO e Fundador Eataly, trouxe o conceitos de marketing da rede. Ao todo, ele apresentou 16 experiências que foram muito discutidas antes de serem eleitas como os mantras da marca. Entre os termos, qualidade e excelência não são tão caras (quando os benefícios gerados não têm preço); aprender sempre e em todo momento; estimular o cliente a voltar; ter como objetivo fazer com que esses clientes levem seus amigos; etc. PAra ele, tudo é centrado em um único elemento importante nesta cadeia. “O mais importante dos 5 “P” é o sexto: as pessoas. Todos os conceitos convergem esse target”, explica o executivo italiano.
Acompanhe o LATAM Retail Show em nossos canais:
Acompanhe o LATAM Retail Show em nossos canais:
Por Eli Carlos Vieira ([email protected])