Com este artigo, vamos iniciar uma nova série que vai ter como tema central a potencialização das pessoas com IA e com as novas tecnologias. E por que essa potencialização se faz necessária? Eu o Rob, meu companheiro de IA, vamos te contar nesse artigo que a IA sozinha não faz milagres. Ela precisa de um bom piloto.
E, para ser esse piloto e ter as melhores performances, as pessoas precisam aprender a utilizá-la. Aprendemos desde que nascemos, das mais variadas formas. Podemos afirmar que com a chegada da IA nas nossas vidas, os meios para aprender nunca mais serão os mesmos.
O que já sabemos é que para que a IA possa nos dar as informações que precisamos, ela precisa ser bem conduzida. E o que é essa condução? Como precisa ser feita?
A IA está sempre pronta para entrar em campo e nos ajudar. Mas para isso, precisamos saber perguntar. As perguntas são os prompts, que são as instruções que vamos dar a IA, como o ChatGPT, por exemplo. E aí está a chave da qualidade das respostas que vamos obter. Precisamos estruturar os prompts que queremos para que as respostas venham de acordo com o que realmente precisamos saber.
A IA não adivinha. Ela segue instruções e, por isso, a nossa condução será fundamental para o atingimento das expectativas. Os prompts são usados para diversas finalidades, que vão desde a geração de textos, de imagens, de resumos, de criação de códigos e muito mais.
As novas tecnologias, como a IA e o metaverso, têm o potencial de transformar a nossa forma de aprender e de ensinar. Com elas, ganhamos em produtividade, em engajamento e foco, em retenção dos conteúdos e em motivação.
A motivação que se dará pelo aumento da interação entre as pessoas em ambientes imersivos compartilhados pelo uso da realidade virtual, por exemplo.
Estamos diante de um novo cenário, em que a inovação, através do uso de novas tecnologias, tem um poder magnético sobre as pessoas. E a aprendizagem pega carona nesse novo cenário, ganhando roupas novas e coloridas, que renovam a importância da capacitação como forma de crescimento pessoal e profissional.
A IA da Benkyou está esperando por vocês! Venham conhecer e interagir com o Rob, neste link.
Encontro vocês no nosso próximo episódio!
Patricia B. Bordignon Rodrigues é diretora de Marketing e Canais Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock