Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Consumo

Vendas do e-commerce no Brasil caem 7,3%, para R$ 119 bi, no 1º semestre

Desempenho do semestre é atribuído a um início de ano mais fraco, com os consumidores mais cautelosos em relação aos gastos diante de um cenário econômico mais complexo

  • de Redação
  • 2 anos atrás
Vendas do e-commerce no Brasil caem 7,3%, para R$ 119 bi, no 1º semestre

As vendas do e-commerce brasileiro no primeiro semestre de 2023 recuaram 7,3%, em comparação com o mesmo período do ano anterior. No total, foram R$ 119 bilhões vendidos nesse segmento. A informação consta da 48ª edição do Webshoppers, relatório elaborado pela consultoria NIQEbit. O desempenho do semestre é atribuído a um início de ano mais fraco, com os consumidores mais cautelosos em relação aos gastos diante de um cenário econômico mais complexo. No entanto, a partir do segundo trimestre, a queda no ritmo das vendas desacelerou, segundo os dados do relatório.

Segundo a pesquisa, 53 milhões de consumidores realizaram compras online no Brasil na primeira metade do ano, um aumento de 6% em relação ao primeiro semestre de 2022, quando esse número era de 49,8 milhões.

As categorias de Produtos de Giro Rápido de Gôndolas (FMCG) continuam a exibir um desempenho superior ao restante do e-commerce. As cestas de Higiene e Beleza, com alta de 6,4%, e Limpeza, 11%, destacaram-se em relação às demais no faturamento bruto, contribuindo positivamente para o semestre. Os alimentos se mantiveram praticamente estáveis, com uma variação negativa de 0,6%, seguidos por Bebidas, com queda de 2,5%. A venda de produtos da cesta de bazar, por sua vez, teve um recuo de 21,1%.

A pesquisa também mostrou que as lojas que operam exclusivamente online, sem presença física, têm ganhado importância no faturamento. No total das vendas do e-commerce brasileiro, 62,2% vieram desse tipo de loja, mais de 5 pontos porcentuais acima do desempenho do primeiro semestre de 2022, e bem acima dos 35,1% das cadeias que também operam fisicamente.

O Webshoppers 48 abordou ainda o cenário do e-commerce internacional. Com base em uma pesquisa realizada em junho com 1.992 respondentes, foi possível traçar o perfil do brasileiro ao acessar sites estrangeiros para compras. No primeiro semestre de 2023, 68% disseram ter realizado transações em plataformas estrangeiras, um aumento em relação aos 54% registrados no mesmo período do ano anterior.

A frequência de compras está crescendo, com 40% afirmando ter utilizado esses sites de duas a três vezes no período, ligeiramente acima dos 39% do primeiro semestre de 2022.

Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Consumo, E-commerce, Notícias
  • Tags: Brasilcomérciocomportamentoconsumidorconsumidoresconsumodigitale-commerceecommerceEconomiaempresaslojalojasmercado&consumoNIQEbitprodutosvarejistaVarejistasvarejovendasWebshoppers

Conteúdo Relacionado

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

de Redação 22 de maio de 2025

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

de Redação 22 de maio de 2025

Natura, Boticário e Ambev lideram ranking de responsabilidade ESG

de Redação 22 de maio de 2025

Botafogo Praia Shopping lança espaço de self storage e amplia oferta de serviços ao público

de Redação 22 de maio de 2025

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

de Redação 21 de maio de 2025

Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal

de Redação 21 de maio de 2025

Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

de Redação 21 de maio de 2025

Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

de Redação 21 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile