Setor de vendas e atendimento é um dos que tem menor percepção de presença e impacto da IA

Pesquisa inédita da MindMiners busca compreender como os brasileiros percebem essa tecnologia no seu dia a dia

Entre os cinco setores nos quais a presença e os impactos da Inteligência Artificial são mais evidentes e significativos, o de vendas e atendimento ao cliente é o penúltimo do ranking, à frente apenas de segurança. Os dados são da pesquisa inédita da MindMiners, intitulada “IA: problema ou solução? Como os brasileiros percebem os impactos da Inteligência Artificial”.

De acordo com o estudo, 56% dos respondentes disseram que tecnologia é área em que a IA está mais presente, 36% em mídia e comunicação e 33% em marketing e publicidade. Na sequência, as mudanças da aplicação tecnológica é percebida em vendas e atendimento ao cliente por 21% dos entrevistados e em segurança, 19%.

O objetivo da MindMiners é “compreender a presença e o impacto dessa tecnologia no cotidiano dos brasileiros, assim como suas percepções e sentimentos em relação a ela”, destacou a agência no material de introdução à pesquisa.

Expansão da IA para diversos setores da sociedade

A IA ultrapassou essas fronteiras e, hoje, é aplicada de maneira inovadora em diversos setores do mercado. Áreas como saúde, finanças, agronegócio, carreira, recursos humanos, imobiliário e esportes estão adotando a tecnologia para otimizar processos, aprimorar serviços e oferecer soluções mais personalizadas.

Na visão da MindMiners, essa expansão se deu porque o mundo deixou de enxergar a IA apenas como uma tecnologia e passou a aplicá-la como um serviço que beneficia a todos. Não para menos, 56% dos brasileiros já percebem os impactos da Inteligência Artificial na sociedade e 12% esperam ver mudanças significativas nesse sentido até o próximo ano, conforme os dados do estudo.

A ferramenta está moldando o cotidiano das pessoas, influenciando desde como as doenças são tratadas até como os negócios são conduzidos e as decisões profissionais são tomadas.

O avanço da IA está em ritmo acelerado, e não só as pessoas estão abraçando essa tecnologia no seu dia a dia, mas as empresas também estão aderindo em busca de melhor eficiência e satisfação do cliente.

A pesquisa da MindMiners mostra que 40% das pessoas entrevistadas têm conversado sobre Inteligência Artificial em rodas de amigos, com familiares e/ou colegas de trabalho e 45% afirmam buscar informações e conhecimentos sobre IA por meio de cursos, leituras ou utilizando e testando ferramentas.

O estudo também mostra o nível de confiança dos entrevistados em relação à Inteligência Artificial em diversos setores.

  • Saúde

A IA tem sido amplamente aplicada na área da saúde. A pesquisa da MindMiners mostra que 34% já afirmam confiar na ferramenta neste segmento, enquanto projeções da Accenture indicam que o setor alcançará US$ 150 bilhões até 2026, impulsionando diagnósticos e tratamentos personalizados.

Um exemplo disso é o uso da tecnologia nos cuidados com o transtorno do espectro autista. Com o crescimento dos diagnósticos, cresce também o empenho da comunidade científica e médica em buscar as melhores abordagens para esse espectro. Em parceria recente com o Google, a Genial Care, rede de cuidados de saúde atípica, referência na América Latina, desenvolveu a Inteligência Artificial LIAM, conectando os dados do planejamento de intervenção do paciente ao seu painel clínico.

  • Agronegócio

A adoção de IA no agronegócio pode aumentar a produtividade agrícola global em 70% até 2050, ajudando a alimentar uma população mundial crescente, segundo a Appic Softwares. Para otimizar a produção e colher ainda mais frutos e ganhos significativos, empresas de agronegócio têm abraçado e investido nessa tecnologia, que atinge US$ 1,7 bilhão ao ano. Espera-se que esse número cresça para mais de US$ 4,7 bilhões até 2028, segundo dados da Statista.

Para o diretor de Business Development da Keyrus, Rodrigo Cruz, a Inteligência Artificial desempenha um papel importante para impulsionar a eficiência em toda a cadeia produtiva. Seus ganhos estão na eficiência operacional e na experiência dos stakeholders, incluindo o próprio produtor rural. “Nesse contexto, a IA entra, vinculando-se ao desafio da produtividade: produzir mais dentro do mesmo espaço, da mesma propriedade, considerando as questões ambientais e mantendo a qualidade da produção”, declara Cruz.

  • Imobiliário

No setor imobiliário, essa técnica está revolucionando como as propriedades são avaliadas e negociadas. Ferramentas baseadas em IA estão sendo usadas para prever tendências de mercado, analisar dados demográficos e otimizar estratégias de marketing.

A McKinsey revelou que o uso de Inteligência Artificial em plataformas de corretagem pode aumentar a eficiência dos agentes imobiliários em até 50%, reduzindo o tempo gasto em tarefas administrativas e permitindo um foco maior em atividades de alto valor. Além disso, o estudo da MindMiners também mostra que a confiança na IA na gestão de propriedades e instalações já chega a 48%, o que também tem impacto no segmento imobiliário.

  • Recursos Humanos

A pesquisa aponta que, na gestão de recursos humanos, a confiança na tecnologia chega a 41%. Um levantamento da IBM mostra que 41% das empresas no Brasil já utilizam IA em suas operações, enquanto o relatório da Resume Builder mostra que 53% das empresas globais já adotaram essa tecnologia, com 24% planejando implementá-la até o fim de 2024.

No setor de recursos humanos, o uso tem se ampliado para automatizar tarefas repetitivas, como triagem de currículos, descrições de vagas e agendamentos de entrevistas, permitindo que os profissionais de RH foquem em atividades estratégicas.

É importante destacar que a IA complementa, e não substitui, o trabalho humano. Para evitar essa mudança e reter talentos, muitas empresas estão investindo em educação contínua.

  • Trabalho e carreira

No campo da carreira, a ferramenta está sendo amplamente utilizada para sugerir planos de desenvolvimento profissional e oportunidades personalizadas, alinhadas ao perfil de cada trabalhador. O McKinsey Global Institute projeta o surgimento de cerca de 133 milhões de novos empregos até 2030, impulsionados por essas novas tecnologias.

Segundo o CEO Advisor 10X, Presidente da Editora Brasport e especialista em tecnologia e negócios, Antonio Muniz, “à medida em que novas soluções tecnológicas são desenvolvidas e implementadas, surge a necessidade de habilidades humanas únicas, como criatividade, empatia e raciocínio ético, para complementar a capacidade da IA”.

  • Financeiro

No setor bancário, a confiança na IA já atinge 39%, conforme o levantamento da MindMiners. O uso da IA no mercado financeiro está sendo amplamente aplicado, com destaque para tecnologias como biometria facial e chatbots, que aumentam a segurança, eficiência e personalização dos serviços bancários. A Juniper Research projeta que os gastos globais com chatbots alcançarão US$ 72 bilhões até 2028.

  • Esporte

O mercado de análise esportiva, que inclui a IA, deve atingir US$ 5,2 bilhões até 2028, com um crescimento anual de 22%, segundo a MarketsandMarkets. Essa inovação está transformando o esporte, tanto na performance dos atletas quanto na forma como o público consome conteúdo esportivo.

Nos Jogos de Paris 2024, a IA foi utilizada para personalizar treinos, com sensores que coletam dados em tempo real, permitindo ajustes precisos nos programas de treinamento para melhorar o desempenho e reduzir o risco de lesões.

  • Jogos eletrônicos

No entretenimento, a confiança na IA já alcança níveis altos, e bate nos 64%, conforme os dados da MindMiners. A indústria de games tem se beneficiado enormemente da tecnologia, que está criando experiências mais imersivas e personalizadas.

Segundo a Newzoo, o setor deve faturar US$ 211,2 bilhões até 2025, transformando o desenvolvimento dos jogos e a interação dos jogadores. NPCs estão aprendendo com o comportamento dos usuários e os cenários se adaptam ao estilo de jogo. O mercado de jogos em nuvem também está crescendo rapidamente, com previsão de atingir US$ 6,80 bilhões até 2028, impulsionado pela IA, que otimiza o desempenho dos jogos em várias plataformas, dispensando hardwares potentes.

O outro lado da IA

Ainda que a Inteligência Artificial traga também inúmeros benefícios, é necessário analisar cuidadosamente tudo que ela produz e utilizá-la com atenção. O estudo aponta que 58% dos entrevistados na pesquisa acreditam que a Inteligência Artificial pode tornar a sociedade mais “fria”, ou seja, menos humana, emocional e flexível.

Para 53%  dos entrevistados, a IA pode fazer com que as pessoas percam seu senso crítico sobre as coisas, 37% acreditam que os resultados gerados pela Inteligência Artificial já se comparam ao dos humanos. Estudos revelam o notável avanço proporcionado pela IA em várias frentes, até mesmo colocando em pé de igualdade às atividades humanas.

Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Shutterstock

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