Seguindo com a estratégia de democratizar a informação relevante para o mercado, a Wake, empresa de tecnologia que oferece soluções digitais para o varejo e a indústria, realizou em São Paulo o Wake Summit 2024, com a presença de especialistas do mercado para debater conteúdo de qualidade para o varejo, tecnologia, a indústria de bens de consumo e influência.
“A jornada de compra do consumidor mudou e continuará evoluindo ao longo dos anos. É quase impossível hoje identificar onde ela começa e termina. Entender o comportamento do consumidor com o uso de dados e IA, conectar com essa audiência via redes sociais com criadores de conteúdo, e ter a melhor tecnologia para tornar a jornada de compra mais prática e fluida é cada vez mais necessário. Trouxemos tudo isso e mais um pouco para o Wake Summit, o que gira em torno do varejo hoje e como vemos que ele será nos próximos anos”, revelou Alessandro Gil, VP da Wake.
Além do palco de conteúdo, o Wake Summit ocupou o Espaço Arca, na zona oeste da capital paulista, com um estúdio para gravação de podcasts, a Wake Store com produtos da marca e totem para simular uma experiência de compra omnicanal, e um espaço especial: uma mandala, no centro do evento, com demonstrações das soluções das verticais da Wake, como Busca consultiva (sistema de busca da Wake Commerce), Prateleira Infinita, Retail Media, Gestão de Campanhas de Influenciadores, Análise Inteligente de Creators e muito mais.
E a primeira novidade do dia? O lançamento da mais nova solução da empresa: o aplicativo Wake U. Focado no Unified Commerce, ele unifica operações de vendas e fulfillment, integrando os canais físicos e digitais para proporcionar uma experiência de compra contínua e personalizada. “O que estamos lançando aqui hoje é ‘unified’ de verdade. A união de CRM, logística e experiência de compra”, afirmou Gil.
Na esteira do Unified Commerce, convidados debateram no palco do Wake Summit 2024 as estratégias para a integração dos canais conseguirem otimizar os resultados. Nunca esquecendo, é claro, do foco no consumidor. “Você precisa conhecer bem o seu cliente para poder organizar uma jornada integrada e uma experiência completa. O consumidor se relaciona com a marca e não com o canal. Então como marca, sempre precisamos proporcionar uma experiência excelente ao cliente, independentemente do ponto de contato”, afirmou Guilherme Farinelli, CMSO da Aramis.
A jornada do consumidor também ganhou destaque na programação do evento com Tiago Gireli, Diretor de Commerce da Wake, que apresentou como a integração entre os canais físicos e digitais, a omnicanalidade, deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade. “Quem não está fazendo já está atrasado”, alertou ele. “A tendência é que essa integração se torne ainda mais potente com o avanço da inteligência artificial. A IA já faz parte do cotidiano das pessoas, independentemente da idade, e no varejo, suas aplicações são vastas: desde recomendações de produtos personalizadas até a criação automatizada de conteúdo e otimização de estoques”, explicou Gireli.
Experiência, tecnologia, performance e resultado
Se por um lado temos a tecnologia, cada vez avançando mais rápido, por outro temos um consumidor cada vez mais exigente. E para fazer esse enlace entre esses pontos, além de plataformas físicas ou digitais, temos também atualmente o poder do conteúdo de influência.
No painel “Creator Economy: do empreendedorismo à peça-chave para grandes marcas”, a editora-executiva da Mercado&Consumo, Aiana Freitas, recebeu convidados para debater a crescente importância dos criadores de conteúdo na construção de marcas que vão além das redes sociais e acabam firmando uma conexão genuína com seus seguidores.
“O influenciador vem para somar, para amplificar a voz da empresa. O mais importante é entender se a cultura da marca bate com a cultura do influenciador. Eu vejo que esse é o caminho. Buscar aquele influenciador que consegue conversar com o público daquela marca”, afirmou Flávia Pavanelli, atriz, influencer e empreendedora.
Dona da Youse, marca de moda, e da Fave Skin, de skincare, Flávia entende que daqui em diante o consumidor sempre terá de ser olhado de maneira especial. “Pensar no futuro é um desafio gigante. O que eu mais espero é poder ajudar as pessoas através dos meus produtos. Meu foco principal é sanar a dor do consumidor e do futuro consumidor das minhas marcas, contribuindo de alguma maneira na vida deles”, revelou.
E para fechar um Wake Summit repleto de conteúdo de qualidade, insights e muito relacionamento, um painel para lembrar que mesmo com toda a estrutura do mundo, sem performance ninguém vai conseguir avançar, principalmente nos resultados.
E ninguém melhor para falar sobre isso do que atletas de alto rendimento. Ao lado da ex-ginasta Luisa Parente, a medalhista olímpica Jade Barbosa, bateu um papo com Alessandro Gil e falou bastante sobre trabalho, disciplina e performance, seja na ginástica, no mercado ou na vida.
Imagens: Gustavo Grohmann