Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Transformações do varejo: é possível acompanhá-las?

Rodrigo Maia dos Santos de Rodrigo Maia dos Santos
23 de novembro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Transformações do varejo: é possível acompanhá-las?

“É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer.” A frase, ou quase um trava-língua, de Aristótoles resume o momento profissional que vivemos. O mercado de trabalho, tal qual a sociedade como um todo, sempre esteve em constante mudança. E sempre restou a nós, seres humanos, aprender e nos adaptar às transformações.

A grande questão é que, no mundo atual, essas mudanças acontecem em uma velocidade jamais vista. A pandemia, as tecnologias, a entrada das novas gerações no mercado de trabalho, entre outros acontecimentos, aceleraram o ritmo das transformações.

Então, como preparar nossa cognição para acompanhar as novidades?

Todos nós somos consumidores. Em todos os momentos do dia, consumimos algo: produto, serviço, informação. A partir do momento em que nossas vontades e nossos estilos de vida mudam – de forma forçada ou não, levando em conta a quarentena que vivemos recentemente –, o varejo também precisa mudar.

Há não muito tempo, por exemplo, uma ida ao supermercado era simples: anotar a lista de compras em um papel, escolher a mercadoria, passar no caixa, pagar e ir embora. Hoje, não há como oferecer só isso aos clientes. O varejista precisa entregar uma experiência; não apenas uma ida ao mercado. Autoatendimento inteligente, aplicativo de compras e tecnologias que preveem o que o consumidor quer comprar são alguns exemplos de sistemas esperados quando uma pessoa vai comprar o arroz e feijão do dia a dia. O foco é a jornada do cliente.

É claro que a tecnologia tem um papel importante nesse cenário. Porém, o investimento apenas em tecnologia não salva uma empresa da concorrência. Os verdadeiros ativos são as pessoas. Os varejistas, desde os grandes até os menores, já entenderam que o foco na experiência do cliente anda de mãos dadas com a transformação digital. O grande diferencial está naqueles que investem na capacitação profissional dos seus colaboradores. De nada vale implementar um grande sistema de Inteligência Artificial (IA) se as pessoas não estiverem preparadas para recebê-lo.

Agora, voltando à reflexão inicial, capacitar alguém não é uma tarefa simples. Disponibilizar teorias, livros e slides repletos de textos não é o suficiente para impactar uma pessoa. Esse modelo de ensino faz parte daquela “decoreba” de escola. O aluno lê, guarda a informação por alguns momentos e depois esquece. Os executivos precisam estar imersos em situações e desafios reais para que aprendam o conteúdo na prática e consigam acompanhar as mudanças. Aristóteles, há muitos séculos, estava certo: é fazendo que se aprende.

Recentemente, a Gonow1, startup de educação e tecnologia, apresentou o Retailthon, o primeiro Hackathon do varejo. Durante três dias de experiência, os participantes identificaram um problema na empresa em que trabalham, criaram um plano de negócios, desenvolveram uma solução e apresentaram o produto final.

O foco foi na aprendizagem prática e na busca por soluções, em um cenário de constantes mudanças. É visível a diferença do impacto quando alguém aprende fazendo, e não apenas observando e anotando.

Fazer, errar, ser orientado, refazer, errar de novo, experimentar, ser novamente orientado e seguir até que possibilidades de solução sejam encontradas é muito mais interessante e efetivo para o aprendizado. O modelo tradicional já cumpriu sua função. Por mais que possamos fazer críticas a ele, foi este modelo que nos trouxe até aqui. Porém, agora, precisamos expandir nossa capacidade cognitiva para dar conta de um novo mundo.

Neste contexto, muitas pessoas acreditam que têm dificuldade em aprender e, sobre isso, eu afirmo: exceto em casos específicos que devem ser diagnosticados por médicos, todos temos a cognição necessária para acompanhar qualquer nível de conteúdo. Resta-nos mergulhar na multiexperiência de conteúdo. Apenas uma sequência de slides teóricos não resolve mais nossos problemas, sobretudo em relação aos grandes desafios que o varejo está enfrentando.

Rodrigo Maia dos Santos é CEO da Gonow1.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

C&A promove expansão das lojas da marca esportiva Ace para todo o País

Próxima Postagem

Cultura hardcore: como os valores organizacionais afetam os consumidores

Rodrigo Maia dos Santos

Rodrigo Maia dos Santos

Rodrigo Maia dos Santos é CEO da plataforma educacional Gonow1. Tem experiência de 23 anos em jornalismo, com passagens como editor-chefe por TV Record, TV Bandeirantes e CNN Brasil, além de agências como DM9, Rapp e DPZ&T. É formado em Jornalismo, Radialismo e Letras, mestre e doutor em Língua Portuguesa, com pós-doutorado em Comunicação e Linguística. Palestrou em universidades como Columbia, Berkeley, Princeton e Harvard.

Relacionados Posts

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Cultura hardcore: como os valores organizacionais afetam os consumidores

Cultura hardcore: como os valores organizacionais afetam os consumidores

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025
Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

23 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.