Toda semana a Mercado & Consumo em Alerta tem trazido grandes líderes do mercado para compartilhar seus aprendizados diante do atual cenário que o Brasil e o restante do mundo enfrentam. Já passaram pelas lives promovidas em parceria com a GS&MD, empresa do Grupo GS& Gouvêa de Souza, executivos da Riachuelo, Grupo Boticário, C&A, Grupo Dia, Telhanorte, RD Raia Drogasil, Pernambucanas, IDV, Grupo Avenida, Multiplan, brMalls, Grupo Ornatus, Magazine Luiza, Bloomin’ Brands, Unilever, IFB, Rappi, Carrefour, Supermercado Nordestão e EBIT / Nilsen Brasil.
Na manhã desta sexta-feira (24), o tema do encontro virtual foi ‘franquias’ e contou com um time de respeito do setor. Entre os convidados estavam Caito Maia, fundador e CEO da Chilli Beans; Andrea Kohlrausch, presidente da calçados Bibi e Marcello Farrel, diretor da rede am/pm. O debate contou com mediação de Lyanna Bittencourt, diretora executiva do Grupo Bittencourt e Beth Furtado, CSO da GS&MD.
O bate-papo rendeu bons ensinamentos que listamos a seguir:
1 – Desenvolver estratégia, planejamento prévio e antecipar mudanças
- A pandemia foi o ápice de uma crise que já se arrastava;
- Aprendizados: ter planejamento / reserva (buffer), sensibilidade, bom senso e entregar suporte à rede (técnico e financeiro);
- Antecipar e acelerar mudanças: investir na transformação digital – não deixe para amanhã. Novas formas de entregar e desenvolver estrutura de parceiros;
- Apostar em experiência na loja, tecnologia e uso de dados.
2 – Liderança, visão e apostas dos palestrantes
- Passar oxigênio, calma e tranquilidade para a rede;
- Desenvolver estrutura de parceiros. Parcerias entre empresas é o caminho;
- Lojas como delivery de tudo. Até de produtos;
- Aposta no Revenge Consumer – Consumidor quando voltar para o varejo vai querer a experiencia – Loja com experiência e entrega de relacionamento mais humanizado;
- Aposta no Live Commerce – novas oportunidade de relacionamento e experiencia. Sair de vender produtos = commodities para contar histórias e usar canal online para explicar produto;
- Dicas de evolução no PDV;
- Físico e digital devem se complementar;
- Consumidor escolhe como comprar.
3 – Rapidez e agilidade
- Rapidez para mudar estratégia e promover mudanças, inclusive calendário de lançamentos;
- Apoiar com prazo de pagamento, capital de giro, negociação com shoppings, apoio jurídico;
- Curto prazo: acelerar iniciativas digitais;
- Delivery se fortalece, mas é importante conhecer o consumidor e ter domínio da base o consumidor;
- Pensar em novas formas de entregar ofertas;
- Acelerar marketplaces;
- Cupom para vendedores.
Reveja como foi o webinar:
* Imagem reprodução