A Aramis, marca de vestuário masculino da house of brands Aramis Inc, tem se destacado no mercado pela adoção de boas práticas, sendo signatária da ABVTEX, trabalhando com fornecedores Ouro, e apoiando o movimento Fashion Revolution, que surgiu com a pergunta “Quem fez minhas roupas?”.
Ao se tornar signatária da ABVTEX em 2019, iniciativa liderada pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil, a varejista se compromete a seguir rigorosos padrões de conduta em relação às condições de trabalho em suas fábricas e fornecedores. O programa combate o trabalho análogo à escravidão e infantil na cadeia de moda. Isso inclui garantir um ambiente seguro e saudável para os trabalhadores, respeitar os direitos humanos e laborais, e combater o trabalho infantil e o trabalho forçado.
Além disso, ao trabalhar com fornecedores Ouro, a Aramis busca garantir que seus produtos sejam produzidos de forma responsável, minimizando o impacto ambiental de sua cadeia de suprimentos.
A preocupação com a sustentabilidade não se limita apenas à produção, mas também se estende ao transporte e à embalagem dos produtos. A Aramis está comprometida em reduzir sua pegada de carbono e em adotar práticas mais ecológicas em todas as etapas do processo de fabricação.
Há 3 anos como parceira da Aramis, a Lavinorte oferece produtos de diversas categorias, com foco em calças e calças jeans. Como iniciativas de destaque, o fornecedor conta com redução do uso de água, uso de madeira de reflorestamento nas caldeiras e uso de energia limpa (solar e eólica) e área própria de reflorestamento. Além disso, toda energia utilizada é proveniente de fontes renováveis e 40% da água utilizada é proveniente de reuso. A meta para 2026 é chegar a 90%.
“Buscamos ser uma empresa sustentável quando não se falava disso. Por isso, estamos à frente de muitas empresas, porque começamos lá atrás. Seguimos a tendência do consumidor sustentável antes dela ser um imperativo no mercado”, afirma Francisco Malva Junior, responsável pela área ambiental da Lavinorte.
O movimento segue a crescente pressão global por boas práticas nas cadeias de produção. Um levantamento realizado pelo movimento ModaComVerso, liderado pela ABVTEX, mostra dados que confirmam a tendência de questionamento das empresas sobre seu papel social e da crescente consciência do consumidor do impacto de suas escolhas: 48% dos entrevistados preferem produtos de empresas que apoiam causas.
Há 3 anos como parceiro da Aramis, a Mash trabalha com moda íntima masculina, meias e beachwear. Entre suas principais iniciativas, o fornecedor conta com peças feitas a partir de fibra modal, que utiliza uma menor quantidade de água durante a sua produção, além de contar com verificação de gestão de resíduos e produzir 100% das peças que comercializa.
“Quando nós iniciamos com a ABVTEX, era comum terceirizar uma parte da produção. Há cerca de dez anos, decidimos internalizar 100% da produção, então vendemos tudo o que produzimos. Com isso, temos controle de toda a cadeia, o que nos dá muita segurança”, afirma Jonas Weisberg, diretor comercial da Mash.
Imagem: Divulgação