Kumon acelera expansão no Brasil e projeta 130 novas franquias em 2025

Expansão, de acordo com a empresa, será focada em grandes centros urbanos

Kumon acelera expansão no Brasil e projeta 130 novas franquias em 2025

A rede de educação Kumon planeja abrir 130 novas franquias em 2025 no Brasil. A empresa concentra sua estratégia de expansão nas principais capitais e regiões metropolitanas do País, especialmente no Sudeste e no Sul, que reúnem a maior porcentagem das novas unidades planejadas pela rede.

Em 2024, a rede registrou expansão de 107% em relação ao ano anterior, ultrapassando 1.500 unidades franqueadas no País. Além da abertura de novas franquias, há também oportunidades de repasse de unidades já estabelecidas, permitindo que novos empreendedores assumam operações em funcionamento.

A empresa ocupa, neste ano, a 4ª posição geral entre as maiores microfranquias do Brasil, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O Kumon oferece incentivos financeiros que podem chegar a R$ 27 mil no primeiro ano, cobrindo parte dos custos com aluguel, mobília e marketing, além de suporte contínuo para captação e retenção de alunos.

“A educação segue como um setor prioritário para as famílias brasileiras, e o franchising tem sido um grande aliado na expansão do aprendizado de qualidade. O Kumon trabalha com um modelo de negócio sustentável, que oferece suporte contínuo ao franqueado e um método de estudo validado mundialmente. Nossa estratégia é fortalecer a marca nas grandes capitais e ampliar nossa atuação em cidades com forte potencial de mercado”, afirma Camila Vargas Arquioli, gerente de Expansão do Kumon no Brasil.

A rede também tem investido fortemente na adoção do Kumon Connect, plataforma que permite um aprendizado por meio digital, mais flexível e já está presente em 81% das unidades no Brasil. “As novas gerações buscam cada vez mais autonomia e praticidade no aprendizado. O Kumon Connect permite que o método acompanhe essa evolução sem perder sua essência. Isso fortalece o modelo de negócios do Kumon e abre novas possibilidades de captação e fidelização de alunos”, destaca Camila.

Educação como negócio

O setor de franquias no Brasil manteve um ritmo acelerado de crescimento em 2024, registrando um avanço de 13,5% e um faturamento recorde de mais de R$ 273 bilhões, segundo dados da ABF. O número de unidades franqueadas também subiu 6,5%, ultrapassando 195 mil operações em todo o país.

Dentre os segmentos em destaque, os serviços educacionais seguem como um dos mais sólidos, impulsionados pela crescente demanda por qualificação e ensino complementar.

Para Julio Segala, vice-presidente executivo do Kumon América do Sul, a expansão do setor de franquias educacionais no Brasil reflete uma tendência global de valorização da educação como pilar para o desenvolvimento econômico e social. “O Brasil vive um momento de amadurecimento do mercado de franquias, em que empreender com propósito tem sido um diferencial competitivo. A educação não apenas transforma vidas, mas também movimenta a economia, gera empregos e impulsiona o crescimento de pequenas e médias empresas que atuam no setor”, analisa Segala.

Imagem: Divulgação

Sair da versão mobile