O Dia das Mães ajudou a impulsionar as vendas de maio do comércio paulistano. Segundo balanço de vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), houve um crescimento de 14,1% na movimentação do varejo da capital nestes 15 primeiros dias, em relação ao mesmo período de abril.
“Precisamos aguardar o fechamento do mês, mas as já dá pra dizer que o Dia das Mães ajudou bastante a impulsionar as vendas do mês”, afirma Marcel Solimeo, economista-chefe da entidade.
A movimentação do comércio paulistano desta primeira quinzena, quando comparada com período igual de 2021, foi de 89,5%.
Solimeo destaca que essa base equivalente ainda é fraca para análise da real recuperação da economia do varejo. No ano passado, em maio, o plano de flexibilização econômica por conta da covid-19 ainda limitava a presença de ocupação nas lojas e os horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais.
Atualmente, com o aumento da mobilidade urbana, o setor do varejo tende a se recuperar da pandemia em um futuro próximo.
“As injeções de recursos oriundos do saque do FGTS, da antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas, do Auxílio Brasil, além da ampliação do crédito consignado, também estão ajudando a movimentar o comércio”, declara Solimeo.
Imagem: Shutterstock