Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O todo é maior do que a soma das partes

Redação de Redação
24 de junho de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Artur Motta*

Não está fácil obter resultados no atual cenário de mercado. Há pressões por todos os lados. O fato é que não há mais “mato alto” para cortar e devemos atuar de forma “cirúrgica”, buscando obter benefícios, mesmo que pequenos, nas diversas etapas dos processos. Nas organizações, também vale o princípio de que o todo é maior do que a simples soma das suas partes.

Leia mais:

–LATAM Retail Show reunirá público qualificado

–Especialista norte-americano em estratégia é confirmado no LATAM Retail Show

O maior exemplo dessa realidade está no processo orçamentário e no controle de custos. Não há mais grandes cortes a serem feitos. Mas, quando realizamos projetos com esse foco, analisamos cada linha das despesas obtendo, normalmente, ganhos expressivos e marcantes no somatório geral. Resultados que só foram possíveis com o esforço da equipe em atuar no detalhe. Ou melhor, não considerando cada detalhe com uma simples parcela, mas único em sua particularidade. Matemática simples – otimizo um pouco em cada área e a consequência passa a ser significativamente superior: 1+1=3!

Do ponto de vista dos processos, o mundo moderno compartilha abertamente melhores práticas e ferramentas de gestão. Entretanto, apesar de muitos gestores tentarem implementar modelos e copiar a atuação de outras organizações, o resultado é diferente do benchmarking pretendido. Novamente consequência das pequenas partes que não totalizam o mesmo resultado. Fazendo uma analogia, seria como você copiar a receita de uma refeição elaborada por um grande chef de cozinha, onde certamente o prato pronto seria diferente do resultado pretendido.

Nesses casos, vale, novamente, a recomendação de olhar a interação e a contribuição das partes, detalhadamente. Todas caminham para o mesmo objetivo estratégico? Há valor agregado em cada uma das atividades? Há sinergia de processos? Em situações onde se buscam melhores resultados através da analise das partes, sem perder a visão do todo, recomenda-se a contribuição de terceiros, externos ao processo. Isso ocorre não apenas por uma questão de competências mas também pelo compromisso com a entrega de valor adicional: pormenores serão revistos e não menosprezados, históricos serão questionados, decisões não podem gerar vínculos futuros.

E a tecnologia? Alguns gestores buscam na tecnologia oportunidades de ganhos significativos, saltos de performance, o “mato alto”. O fato é que essas oportunidades existem se houver defasagem tecnológica na organização. Entretanto, muitas vezes os aportes financeiros são elevados e a mudança organizacional é demasiadamente desgastante. Sem falar que a ciência avança constantemente e exige investimentos contínuos.

Agora, imagine o potencial de pequenos ganhos tecnológicos, constantes, distribuídos pelas áreas da empresa, com tecnologias de menor custo de desenvolvimento, implantação e manutenção. A gestão de mudanças seria simplificada e dispersa pela organização. As áreas seriam impactadas, podendo resultar em ganhos exponenciais ao final da cadeia de valor. Teríamos, novamente, um todo muito superior ao somatório das partes. Vejamos o caso da Apple, tecnologia aplicada em software, hardware, modelo comercial, formato de loja, relacionamento com o cliente, entre outros. Parcelas de inovações constantes em todos os elos da cadeia de valor.

E as pessoas? O mesmo princípio é válido! Quando o resultado depende de um único indivíduo, o diferencial competitivo é frágil e o risco é elevado. Podemos estudar o tópico nos diversos textos que analisaram o 7×1 contra a Alemanha, jogo que fará um ano no próximo dia 8 de julho.

E como futebol faz parte do dia-a-dia do brasileiros, vamos encerrar torcendo para que nessa Copa América a seleção atue cirurgicamente, bem aproveitando o recurso de cada minuto do jogo, em cada etapa do processo, em cada jogada, com cada talento individual e demonstre que o todo é maior do que a simples soma das suas partes.

*Artur Motta ([email protected]) é diretor de Consultoria da GS&AGR Consultores

Postagem anterior

LATAM Retail Show terá especialista em sapatos colecionáveis

Próxima Postagem

Em shopping center não há mais espaço para apenas 1P de marketing

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem

Em shopping center não há mais espaço para apenas 1P de marketing

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.