As festas juninas, celebradas em todos os cantos do País, movimentaram positivamente a economia. Além da presença massiva de marcas em pontos estratégicos da celebração do São João, o consumidor brasileiro também se animou com a data, como revela a pesquisa da Horus, braço de pesquisa do ecossistema Neogrid.
O estudo mostra que o valor do tíquete médio gasto aumentou de R$ 13,25, entre junho e julho de 2022, para R$ 16,07, no mesmo bimestre de 2023, o que corresponde a um crescimento de 21,3% no período. Os dados também comprovam que, no ano passado, os brasileiros colocaram mais produtos referentes à essa época do ano no carrinho, com incremento no valor gasto nos supermercados. Entre junho e julho de 2023, a média de itens por compra chegou a 2,7, ante 2,2 nos mesmos meses de 2022, representando uma evolução de 21,3% nesse indicador.
“As festas juninas e julinas não são apenas celebrações das tradições culturais brasileiras, mas também excelentes oportunidades para impulsionar vendas, crescimento das margens e o sucesso de uma rede varejista”, explica Dionaldo Passos, diretor de Supply Chain da Neogrid. “É crucial que varejo e indústria se preparem para minimizar as faltas de produtos e, consequentemente, evitar perdas de vendas. Diante desse cenário, a tecnologia surge como uma aliada nesse processo, permitindo a extração de insights valiosos a partir dos dados.”
Itens mais procurados por região em 2024
A Shopee realizou um levantamento sobre os produtos preferidos dos usuários da plataforma de vendas online por estado. A comparação das buscas e vendas foi feita entre maio de 2023 e maio de 2024.
Segundo o marketplace, as buscas gerais dos brasileiros sobre itens alimentícios de festa junina e decoração junina registraram aumento de mais de 200% e mais de 190%, respectivamente. As vendas também cresceram mais de 200% em relação ao ano passado. Entre os itens de destaque estão o amendoim (170%), bandeirinha (150%), pipoca e doce de leite (130%), seguidos por cachaça e pipoca, com aumento de mais de 80% em vendas.
De acordo com o levantamento da Shopee, o amendoim é o preferido entre muitos brasileiros, especialmente no Nordeste, a região que mais consome o item. Só o estado de Alagoas registrou um crescimento de 410% nas vendas.
No Centro-Oeste, o Mato Grosso liderou com o aumento de 320% nas compras, seguido por Mato Grosso do Sul com 210% e o Distrito Federal com 165%. Já no Sul, Santa Catarina teve um aumento de 225% e o Paraná de 170%.
Na Paraíba e no Rio Grande do Norte, o item mais vendido foi a cocada com um aumento de mais de 830% e 440% em vendas, respectivamente. Já no Amapá e no Tocantins, a paçoca, chamada de “capiroçava” no Norte do País, é a preferida com um crescimento de mais de 300%, ressaltando a popularidade desse doce.
No Acre, o doce de leite, um item comum nas celebrações juninas locais, foi o mais adquirido, com um crescimento de mais de 800%. Enquanto isso, no Ceará, a goiabada liderou com um aumento de mais de 820%.
Decoração festiva
Os brasileiros também estão animados para criarem suas próprias decorações, com itens próprios dessa festividade. As vendas de itens de decoração junina dispararam em estados como Pernambuco, Sergipe, Piauí, Maranhão, Goiás e Rio de Janeiro.
A bandeirinha, um elemento essencial nas festas juninas, também fez sucesso em alguns estados brasileiros. Entre os que mais cresceram em vendas estão Roraima, Amazonas, Pernambuco, Rondônia, Espírito Santo e na Bahia.
Planejamento para a data contribui com sucesso
Para obter bons resultados durante esse período, é fundamental planejar e se preparar com antecedência. Anna Fercher, head de Customer Success e insights da Neogrid, destaca que essa época do ano exige atenção especial ao estoque, estratégias promocionais e análise do comportamento dos consumidores nos anos anteriores, além de observação das tendências de vendas e promoções para evitar perdas financeiras e insatisfação dos clientes.
“Observamos que o comportamento do consumidor nos últimos anos é um indicador importante para ajustar as estratégias de vendas”, afirma Anna. “Analisar os padrões de compra e as preferências dos clientes nos possibilita antecipar tendências e adaptar nossas ofertas de maneira mais precisa”, complementa.
Segundo Anna, isso inclui ajustar o mix de produtos, planejar promoções específicas e assegurar que o estoque esteja alinhado com a demanda esperada. “Compreender essas nuances ajuda a criar campanhas de marketing mais eficazes e focadas nos produtos e ofertas que realmente atraem os clientes durante as festas juninas e julinas”, pontua a executiva.
Equilíbrio entre consumo e demanda nos PDVs
Passos ressalta que muitas empresas varejistas e atacadistas utilizam a estratégia de DRP (Distribution Requirement Planning) para garantir o equilíbrio entre consumo e demanda nos seus pontos de venda.
“Porém, na maioria das vezes, esse processo é feito ainda de forma manual e desconectada das demais informações que os influenciam diretamente – como histórico de compra, média de vendas em cada ponto e estoque de segurança -, o que acaba não proporcionando ao negócio todos os benefícios que essa importante ferramenta de gestão de estoques é capaz de gerar”, diz Dionaldo Passos, da Neogrid.
“Contar com uma solução tecnológica de DRP é essencial para automatizar procedimentos e ajudar a empresa a tomar melhores decisões quando o assunto for a distribuição adequada de mercadorias entre seus pontos de venda”, conclui Passos.
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