Os supermercados de todo o País registraram um crescimento de 9,4% no valor transacionado e um aumento de 6,8% no valor médio por transação, de acordo com o Índice de Consumo em Supermercados (ICS), calculado pela Alelo, empresa especialista em benefícios, gestão de despesas corporativas e incentivos, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O resultado refere-se ao mês de maio de 2024.
Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o número de transações cresceu 15%. A movimentação positiva também impactou os valores transacionados nos supermercados, com alta de 27,5%.
Nos últimos 12 meses, os supermercados registraram o maior volume de vendas, com crescimento de 10,2%. A alta no consumo também impactou o faturamento, que cresceu 16,5%, sendo o valor médio por transação (5,7%) responsável por esse aumento.
De acordo com o IPCA, o custo da alimentação em casa registrou um aumento de 0,7% em maio de 2024. Em relação ao mesmo mês de 2023, a inflação acumulada é de 3,3%.
Alimentação fora de casa
Os dados do Índice de Consumo em Restaurantes (ICR) mostram que a refeição fora de casa teve um recuo de 0,3% no número de transações no quinto mês de 2024. Porém, paralelamente, o valor pago por refeição teve alta de 11,2%.
A movimentação mista no consumo fora de casa em restaurantes e bares também foi um ponto de atenção nos últimos 12 meses. Os dados mostram que o número de transações caiu 1,8%, enquanto o valor transacionado cresceu 5,1%.
O IPCA avalia que o consumo de refeições fora de casa apresentou inflação de 0,5% em maio. Nos últimos 12 meses, os preços nos restaurantes avançaram 4,3%.
Imagem: Shutterstock