A Wake, empresa do grupo Locaweb, por meio de inteligência artificial, está desenvolvendo soluções de WhatsApp baseadas em comportamento. Esse canal de WhatsApp se une a outras ferramentas já disponíveis em sua plataforma de soluções para e-commerce, a Wake Experience, que já inclui e-mail, SMS, app push e web push e os canais on-site. O objetivo é aumentar a gama de produtos e canais de comunicação que atendam às necessidades de cada cliente, com uma abordagem assertiva e humanizada.
“Estamos utilizando o WhatsApp de uma forma nova, diferente dos casos de usos mais conhecidos como atendimento e chatbots. Várias empresas utilizam o WhatsApp no negócio, mas ainda há muito espaço para crescimento como uma relevante ferramenta de marketing, especialmente com a API oficial, pois os critérios são rigorosos para alcançar uma boa experiência e não prejudicar a reputação do cliente”, comenta Flávio Nijs, diretor-executivo da vertical Wake Experience.
A adesão do WhatsApp é estratégica, sendo o aplicativo mais utilizado no país nos últimos anos, de acordo com dados levantados pela Opinion Box. Segundo a pesquisa, 79% dos brasileiros afirmaram que se comunicam com empresas através da ferramenta, o que mostra a importância deste canal de comunicação e vendas no país.
Com o uso do produto, a Wake quer garantir aos clientes mais sucesso em termos de ganho e retenção. “Essa é uma ferramenta que une toda a potência de alcance do WhatsApp, o mais popular para mensagens instantâneas no país, com a nossa tecnologia de automação e inteligência comportamental para entregar a mensagem certa, na hora certa. É preciso enfatizar que é muito importante que a empresa construa canais de comunicação com seu público, que tem a expectativa de obter respostas mais rápidas e precisas”, avalia Nijs.
Funcionamento do produto
O diferencial da solução por Whatsapp é ser baseado em gatilhos comportamentais, ou seja, os disparos automáticos são feitos a partir de dados sobre o comportamento dos clientes, extraídos da base da Wake Experience. A iniciativa deixa a comunicação mais assertiva, já que o cliente recebe uma mensagem com conteúdo relevante associada a seu interesse.
Entre as funcionalidades, é possível enviar mensagens após a permissão dos clientes dentro do site ou do aplicativo. Elas serão utilizadas em quatro situações: na intenção de compra, nas boas-vindas, no pós-compra e também no ‘abandono de carrinho’, que acontece quando a pessoa chega a escolher um produto, mas desiste da compra nas etapas finais de confirmação. No caso de intenção de compra é utilizada a tecnologia da Wake Experience para identificar e agrupar consumidores com maior ou menor intenção de adquirir determinado produto. Isso é resultado de inteligência artificial, uma base ampla de dados do cliente e o monitoramento do comportamento dele nas plataformas de compra.
Vale ressaltar que se trata de uma solução escalável, que consegue identificar o produto correto para cada cliente automaticamente. Atualmente, diversas soluções que permitem a realização do marketing via WhatsApp despontam no mercado, mas nenhuma delas com esse diferencial de escala.
O produto está disponível no mercado e já apresenta resultados expressivos aos clientes que o utilizam. Uma das mais importantes empresas do mercado de moda e que atende todo o Brasil, por exemplo, tem atingido taxas de 200% a mais do que outros canais de conversão para compras. Essa ferramenta consegue potencializar resultados e cria novas jornadas digitais, contando com boas experiências do usuário através de conversas por WhatsApp. O foco são varejistas que possuem e-commerce, pois os gatilhos são baseados no comportamento dos usuários no site.
“Os clientes, de uma maneira geral, buscam formas mais simples de se comunicar com o varejista. Nem todos estarão dispostos a esperar por uma resposta por e-mail ou tratar de assuntos via mensagens no app das lojas. Eles querem a praticidade que já existe no uso de seu app favorito de mensagem instantânea. Nós oferecemos isso de forma automatizada com a nossa solução para WhatsApp, baseada em comportamento do cliente e personalização, proporcionando maior engajamento dos usuários”, conclui Nijs.
Com informações de Mercado&Tech
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