Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), que completa 13 anos no mesmo mês em que Política Nacional de Resíduos Sólidos (Pnrs) também completa 13 anos, alcançou a marca de mais de 162 mil toneladas de vidro recuperadas e como consequencia, a redução de mais de 86 mil toneladas de emissão de CO2 na atmosfera, além de 195 mil toneladas de matéria-prima que deixaram de ser extraídas da natureza.
O projeto abrange atualmente 18 estados e conta com a participação ativa de cooperativas de catadores, juntamente com empresas ambientais responsáveis. Essas empresas desempenham um papel crucial no processo, pois não apenas realizam o beneficiamento dos materiais, mas também os preparam para a reciclagem por meio de melhorias na qualidade.
“Temos orgulho de conduzir o único programa de logística reversa dedicado ao vidro no setor de bebidas alcoólicas. O sucesso da cadeia do vidro está na cooperação entre atores, por isso a Abrabe tem investido em sinergias que garantam que o vidro complete seu ciclo”, destaca Cristiane Foja, presidente executiva da Abrabe.
Para fortalecer sua sustentabilidade, o Glass Is Good não apenas colabora com empresas e cooperativas, mas também estabelece parcerias com entidades do setor público. Um exemplo é a colaboração com a Prefeitura de São Luís, no Maranhão, que não só impulsiona a reciclagem desse material, mas também visa a solidificação das estruturas entre empresas. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), essas empresas são obrigadas a adotar medidas relacionadas à gestão de resíduos, coleta seletiva e reutilização de materiais
Para os próximos anos
Além dos desafios relacionados à logística reversa, nos próximos anos a Abrabe busca conscientizar a sociedade sobre a importância do descarte adequado, visando coibir o mercado ilegal de bebidas alcoólicas. A destinação incorreta de garrafas vazias de vidro é um dos principais sustentáculos desse cenário de criminalidade.
“A partir da prática de reuso e reciclagem, também será possível enfrentarmos o crime da ilegalidade que impacta diversos setores, como o de bebidas alcoólicas, assim como os cofres públicos com ausência de arrecadação “, completa Foja.
Uma rápida pesquisa realizada pela associação este ano revelou que em uma única plataforma de vendas online, foram identificados mais de 25 anúncios de comercialização de garrafas vazias.
Imagem: Shuttertstock