Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Black Christmas: esse ano o Natal nos shoppings vai cair em novembro

Redação de Redação
24 de setembro de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Malls
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Luiz Alberto Marinho*

– O IBGE divulgou na semana passada (16/9) sua Pesquisa Mensal do Comércio, com os dados relativos ao desempenho do varejo nacional no mês de julho. Como já se previa, os resultados foram ruins – as vendas reais recuaram 3,5% em comparação com o ano passado. No acumulado de 2015 a queda é de 2,4%. A retração nos primeiros sete meses do ano chega a ser maior em setores como vestuário e calçados (-5,5%) e móveis e eletrodomésticos (-11,5%), ambos segmentos com forte presença em shopping centers. Infelizmente, isso nem é o fundo do poço ainda. Prova disso é que os primeiros números de agosto são ainda piores.

Os consumidores têm reagido às turbulências da maneira esperada: diminuindo visitas a lojas, reduzindo o valor gasto em cada uma, dando preferência a produtos com melhor relação custo-benefício, caçando ofertas. Esse comportamento deve estender-se por um bom tempo e é possível mesmo que seja em parte incorporado à normalidade dos brasileiros.

Por tudo isso, é bem provável que a data do Natal esse ano seja alterada – ao menos do ponto de vista do varejo. Temos dito aos nossos clientes que se preparem para o deslocamento do Natal do dia 25 de dezembro para o dia 27 de novembro. Por quê 27 de novembro? Por causa do Black Friday, é claro.

Ao longo dos últimos anos, tem sido evidente a antecipação de compras pelo consumidor brasileiro, por conta das promoções oferecidas pela Sexta-Feira Negra. Números apresentados pela Cielo durante o último Fórum de Varejo da América Latina, evento promovido pelo Grupo GS&, ao qual somos associados, mostraram que em 2013 o faturamento total do varejo cresceu 13% na comparação com 2012. No entanto, o período do Natal registrou elevação de apenas 9% – abaixo da média, portanto. A causa? O Black Friday, que apresentou impressionante elevação de vendas de 43%. Em 2014 o fenômeno se repetiu: o faturamento total subiu 11% ante 2013, as vendas do Natal cresceram somente 8% e as do Black Friday saltaram 24%, mesmo diante de uma base de comparação bem forte.

Se o Black Friday já vinha crescendo antes, imagine como será agora que o consumidor anda mais sensível ainda a preços baixos e barganhas. Não é nada difícil antever que, diante da oportunidade de comprar os presentes de Natal por preços mais em conta, o brasileiro deve aderir em massa às promoções do dia 27 de novembro.

Isso não é bom nem ruim para os shopping centers. É simplesmente a nova regra. Não há saída que não seja engajar lojistas, vestir o mall e comunicar fortemente a data promocional. As campanhas de Natal e os tradicionais sorteios deveriam começar no dia 1 de dezembro, para fortalecer o estímulo de compra nas semanas que antecedem o 24 de dezembro.

Quem viver, verá.

*Luiz Alberto Marinho ([email protected]) é sócio-diretor da GS&BW

Postagem anterior

Pesquisa inédita revela em detalhes a dinâmica do Foodservice no Brasil – Parte I

Próxima Postagem

Lojas de proximidade: a bola da vez

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
Destaque do dia

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Próxima Postagem

Lojas de proximidade: a bola da vez

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025
China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025
Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.