A demanda doméstica, medida por passageiros-quilômetro transportados (RPK) subiu 5,1% em setembro de 2023 ante igual mês do ano passado, chegando a 7,6 milhões. Em relação a 2019, pré-pandemia, houve queda de 2,9%, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A Latam manteve a liderança na participação no mercado brasileiro, sendo responsável por 37,7% dos passageiros transportados. Na sequência, aparecem Gol e Azul, com 32,7% e 29%, respectivamente.
Já a oferta total cedeu 7,2% na comparação anual, pesando a queda entre empresas de menor porte. Em setembro, a Latam ampliou a oferta em 11,5% e Gol, 8,6%. Já a Azul, aumentou em 1,8%.
A taxa de aproveitamento e a carga transportada se mantiveram estáveis no mês passado em relação a igual intervalo de 2019.
No mercado internacional, a demanda por voos caiu 2,9% em relação a setembro de 2019. Já a oferta de assentos registrou queda de 4,6% na mesma base comparativa.
Virgin Atlantic
A Virgin Atlantic Airlines, uma das maiores companhias aéreas do Reino Unido, foi oficialmente autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a operar com voos no Brasil. A empresa havia anunciado no início de junho que começaria a ofertar voos diários diretos entre Londres e São Paulo a partir de maio de 2024.
Com a autorização, publicada em portaria no Diário Oficial da União na sexta-feira, 21, a Virgin Athantic iniciará a venda de passagens no próximo mês. Ela foi classificada pela Anac como low cost, ou seja, oferece preços mais baixos para concorrer no mercado.
Segundo a companhia informou, a rota do Aeroporto de Londres Heathrow ao Aeroporto de Guarulhos será sua primeira incursão na América do Sul. O voo terá duração de 11 horas e 55 minutos e será feito em uma aeronave Boeing 787, com capacidade para 258 passageiros nas classes econômica e executiva.
Com informações de Estadão Conteúdo (Elisa Calmon)
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