Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Soluções práticas para aumentar a rentabilidade de pequenas e médias empresas

Rodrigo Catani de Rodrigo Catani
24 de outubro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Soluções práticas para aumentar a rentabilidade de pequenas e médias empresas

Em um cenário de crescente competitividade e margens de lucro cada vez mais apertadas, a busca por eficiência operacional tornou-se essencial para a sobrevivência e crescimento das empresas.

No entanto, manter essa eficiência de forma contínua é um desafio significativo. Muitas empresas implementam grandes projetos de redução de custos, mas, frequentemente, os gastos retornam, uma vez que a essência dos custos não é alterada e, geralmente, são feitas negociações com fornecedores que não se sustentam no médio prazo.

A capacidade de reduzir custos sem perder de vista a qualidade e a inovação é um diferencial que não só protege a saúde financeira da empresa, mas também permite que ela evolua e se destaque no longo prazo.

Adotar soluções que promovam a redução de custos, o aumento de produtividade, praticidade e foco nas atividades principais são mais do que bem-vindas; são necessárias para manter a competitividade em dia. Trago aqui dois exemplos de soluções que podem gerar ganhos de forma recorrente.

Economia de energia

O mercado de energia elétrica tornou-se muito volátil nos últimos anos. A situação atual é de aumento das tarifas e incertezas, com um momento de “sobreoferta” de energia. As alternativas para a situação atual são complexas e decisões equivocadas podem gerar aumento dos custos.

A solução Wisepower é uma plataforma digital que permite aos consumidores economizarem até duas contas de luz por ano, sem custo de adesão e sem necessidade de mudar o fornecedor de energia. Adicionalmente, a energia fornecida é renovável, proveniente de fontes limpas como solar ou biomassa, promovendo a sustentabilidade.

Compras de materiais indiretos

Suprefácil é um marketplace para conectar fornecedores de suprimentos e materiais indiretos a empresas de diferentes portes e segmentos. São materiais de escritório, itens de limpeza, higiene, copa e cozinha, informática, EPIs e muitos outros, que precisam ser adquiridos regularmente e geram um esforço de transação que poderia ser mais bem utilizado em outras frentes.

Os produtos já têm condições comerciais vantajosas pré-negociadas com os fornecedores. Basta navegar pelo site e comprar, como em um e-commerce. Não há custo de adesão e além da redução de custos propiciada pelo uso da ferramenta, destaco também a praticidade, a transparência e o controle dos gastos.

Conclusão

Mais do que uma escolha, investir em soluções que tragam praticidade e eficiência tornou-se uma necessidade para se manter competitivo. É importante que as empresas estejam atentas a novas soluções como estas exemplificadas aqui, para enfrentarem os desafios do mercado atual.

Rodrigo Catani é head da Gouvêa Consulting.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Grupo DPSP lança curso de atendente de farmácia para impulsionar empregabilidade

Próxima Postagem

Heineken adota estratégia de abastecimento para aumentar a efetividade dos pontos de venda

Rodrigo Catani

Rodrigo Catani

Minibio: Graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV, Catani atua em consultoria de gestão empresarial há mais de 20 anos, com sólida atuação na liderança e execução de projetos nos segmentos de varejo, indústrias de bens de consumo e serviços. Suas áreas de expertise são: Estratégia de Distribuição, Otimização do Go-to-Market, D2C, Eficiência Comercial, Redesenho de Modelos de Negócios, Desenho de Jornadas do Consumidor e Integração entre canais físicos e digitais, incluindo Omnichannel.

Relacionados Posts

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago
NRA Show

Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago

16 de maio de 2025
Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível – Acerto Final
Varejo

Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Heineken é eleita uma das melhores marcas do mundo pela revista Time

Heineken adota estratégia de abastecimento para aumentar a efetividade dos pontos de venda

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.