A pouco mais de um mês para a chegada da Black Friday, a maioria dos consumidores ainda não decidiu se fará compras durante o período promocional, mas 73% dos respondentes afirmam que pretendem aproveitar ofertas ao longo do mês de novembro. O dado foi divulgado pela Privalia, que divulgou uma pesquisa sobre a data.
Além disso, 39% iniciam suas buscas por promoções um mês antes, em outubro. O ticket médio planejado para cada compra é de R$ 500.
A pesquisa também indicou que somente promoções com descontos de no mínimo 50% despertam o interesse dos consumidores. Frete grátis, preços baixos e ofertas atrativas foram apontados como os principais fatores que motivam a compra, enquanto preços elevados e frete caro são as principais razões para desistências. As categorias mais desejadas incluem roupas e acessórios, beleza e cosméticos, eletrônicos e eletrodomésticos.
Sobre a comunicação com o público, os dados mostram que as notificações por push (33%) e WhatsApp (30%) são os canais preferidos para acompanhar as novidades da Black Friday, devido à agilidade e ao engajamento instantâneo com as ofertas.
“No ano passado, o cenário socioeconômico, com altas taxas de juros (Selic a 12,5% a.a.) e o crescente endividamento familiar, contribuiu para um consumidor mais seletivo e focado em compras conscientes. Para a Black Friday 2024, a expectativa é de que o comportamento continue sendo de cautela, com os consumidores aproveitando mais ofertas ao longo de novembro, e não concentrando suas compras apenas na sexta-feira de Black Friday, algo que já é comum em nossa plataforma”, explica Fernando Boscolo, CEO da Privalia.
Com uma base de 20 milhões de usuários cadastrados e 500 mil visitas diárias em tráfego 100% logado, a Privalia utiliza esses insights para otimizar suas campanhas e aprimorar as soluções oferecidas às marcas parceiras.
Imagem: Nan Tun Nay/Shutterstock