Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Não faz mais sentido chamar o shopping de shopping

Luiz Alberto Marinho de Luiz Alberto Marinho
24 de novembro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Não faz mais sentido chamar o shopping de shopping

O Bluewater, em Kent, tem um parque que oferece experiências ao ar livre

A transformação dos shoppings está acontecendo em toda parte. Não apenas no Brasil, mas também em diversos países, shopping centers estão evoluindo rapidamente, deixando de ser simplesmente centros de compras para assumir o papel de destino de entretenimento, socialização, conveniência e descobertas.

Na Inglaterra, por exemplo, as respostas dos principais players aos desafios propostos pelos consumidores e varejistas estão sendo bem parecidas com as que vemos por aqui. As ações envolvem o adensamento da área primária com projetos residenciais, diversificação do mix por meio de serviços relacionados com saúde e bem-estar, espaços de coworking e, principalmente, mais e diversificadas opções de alimentação e entretenimento.

Para dar uma ideia mais precisa das mudanças no comportamento dos ingleses, basta dizer que lá os gastos em vestuário caíram 7%, enquanto os dispêndios com entretenimento subiam 38%, entre junho de 2021 e junho de 2022. Os dados são da CACI, empresa britânica de inteligência de mercado.

Para aproveitar a onda, centros comerciais como o Bluewater, que fica na cidade inglesa de Kent, estão investindo forte em diversão. O destaque vai para um parque que oferece três experiências ao ar livre, incluindo essa espécie de tirolesa que permite que as pessoas voem na horizontal, como o super-homem.

Lembra da frase “food is the new fashion” (comida é a nova moda)? Talvez ela tenha que ser atualizada para “food and fun are the new fashion” (comida e diversão são a nova moda).

Outro movimento que promete concentrar atenções e recursos das empresas de shopping centers nos próximos anos será a expansão de projetos de uso misto. Não que isso seja uma novidade. Mas as apostam estão mais altas. Nos Estados Unidos, a Simon, que é a maior empresa de centros comerciais do país, comprou em outubro 50% da Jamestown, uma empresa desenvolvedora de projetos de uso misto. De acordo com David Simon, CEO da companhia, a ideia é aproveitar a expertise da Jamestown para acelerar projetos de densificação dos empreendimentos da Simon, por meio de residências e torres comerciais.

Investimentos em condomínios, complexos de uso misto, operações de entretenimento e serviços, entre outros, são fundamentais para viabilizar a evolução do modelo de negócio dos shopping centers. Porque ajudam a gerar fluxo recorrente e qualificado para os centros comerciais, permitindo que oportunidades de negócios sejam criadas para lojistas e anunciantes. Essa visão começa a ganhar força nas principais redes de centros comerciais, ao redor do planeta.

Não foi à toa que Jakub Skwarlo, diretor de Operacões para o Reino Unido da Unibail-Rodamco-Westfield, afirmou em entrevista recente para o site Property Week: “em cinco anos não vamos mais chamar nossos empreendimentos de shopping centers. Seremos o melhor parceiro para marcas que queiram se conectar com pessoas, por meio de experiências compartilhadas. Isso será chave para permanecermos relevantes”.

É isso aí. Dificilmente o nome “shopping center” vai desaparecer. Mas o significado disso já não é o mesmo, faz tempo.

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Grupo Boticário desenvolve tablet com 20 fragrâncias e catálogo digital

Próxima Postagem

Grupo Icomm amplia Centro de Distribuição de olho na Black Friday e no Natal

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Grupo Icomm amplia Centro de Distribuição de olho na Black Friday e no Natal

Grupo Icomm amplia Centro de Distribuição de olho na Black Friday e no Natal

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Pfizer compra a Global Blood Therapeutics por US$ 5,4 bilhõesPfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa 3SBio para desenvolver medicamento contra câncer

Pfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa para desenvolver medicamento contra câncer

20 de maio de 2025
My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

20 de maio de 2025
Gripe aviária: Exportação de produtos avícolas de todo o Brasil estão suspensas para 17 destinos

Gripe aviária: Exportação de produtos avícolas de todo o Brasil estão suspensas para 17 destinos

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.