Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Não faz mais sentido chamar o shopping de shopping

Luiz Alberto Marinho de Luiz Alberto Marinho
24 de novembro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Não faz mais sentido chamar o shopping de shopping

O Bluewater, em Kent, tem um parque que oferece experiências ao ar livre

A transformação dos shoppings está acontecendo em toda parte. Não apenas no Brasil, mas também em diversos países, shopping centers estão evoluindo rapidamente, deixando de ser simplesmente centros de compras para assumir o papel de destino de entretenimento, socialização, conveniência e descobertas.

Na Inglaterra, por exemplo, as respostas dos principais players aos desafios propostos pelos consumidores e varejistas estão sendo bem parecidas com as que vemos por aqui. As ações envolvem o adensamento da área primária com projetos residenciais, diversificação do mix por meio de serviços relacionados com saúde e bem-estar, espaços de coworking e, principalmente, mais e diversificadas opções de alimentação e entretenimento.

Para dar uma ideia mais precisa das mudanças no comportamento dos ingleses, basta dizer que lá os gastos em vestuário caíram 7%, enquanto os dispêndios com entretenimento subiam 38%, entre junho de 2021 e junho de 2022. Os dados são da CACI, empresa britânica de inteligência de mercado.

Para aproveitar a onda, centros comerciais como o Bluewater, que fica na cidade inglesa de Kent, estão investindo forte em diversão. O destaque vai para um parque que oferece três experiências ao ar livre, incluindo essa espécie de tirolesa que permite que as pessoas voem na horizontal, como o super-homem.

Lembra da frase “food is the new fashion” (comida é a nova moda)? Talvez ela tenha que ser atualizada para “food and fun are the new fashion” (comida e diversão são a nova moda).

Outro movimento que promete concentrar atenções e recursos das empresas de shopping centers nos próximos anos será a expansão de projetos de uso misto. Não que isso seja uma novidade. Mas as apostam estão mais altas. Nos Estados Unidos, a Simon, que é a maior empresa de centros comerciais do país, comprou em outubro 50% da Jamestown, uma empresa desenvolvedora de projetos de uso misto. De acordo com David Simon, CEO da companhia, a ideia é aproveitar a expertise da Jamestown para acelerar projetos de densificação dos empreendimentos da Simon, por meio de residências e torres comerciais.

Investimentos em condomínios, complexos de uso misto, operações de entretenimento e serviços, entre outros, são fundamentais para viabilizar a evolução do modelo de negócio dos shopping centers. Porque ajudam a gerar fluxo recorrente e qualificado para os centros comerciais, permitindo que oportunidades de negócios sejam criadas para lojistas e anunciantes. Essa visão começa a ganhar força nas principais redes de centros comerciais, ao redor do planeta.

Não foi à toa que Jakub Skwarlo, diretor de Operacões para o Reino Unido da Unibail-Rodamco-Westfield, afirmou em entrevista recente para o site Property Week: “em cinco anos não vamos mais chamar nossos empreendimentos de shopping centers. Seremos o melhor parceiro para marcas que queiram se conectar com pessoas, por meio de experiências compartilhadas. Isso será chave para permanecermos relevantes”.

É isso aí. Dificilmente o nome “shopping center” vai desaparecer. Mas o significado disso já não é o mesmo, faz tempo.

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Grupo Boticário desenvolve tablet com 20 fragrâncias e catálogo digital

Próxima Postagem

Grupo Icomm amplia Centro de Distribuição de olho na Black Friday e no Natal

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

Relacionados Posts

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

7 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil
Shopping centers

Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

7 de maio de 2025
Próxima Postagem
Grupo Icomm amplia Centro de Distribuição de olho na Black Friday e no Natal

Grupo Icomm amplia Centro de Distribuição de olho na Black Friday e no Natal

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.